Nova pesquisa do Barômetro das Américas para o Brasil será apresentada na UFMG
Levantamento mede confiança dos cidadãos nas instituições democráticas do país
O diretor associado do Projeto de Opinião Pública da América Latina (Lapop na sigla em Inglês), Noam Lupu, estará na UFMG, nesta semana, para apresentar os resultados da última rodada do Barômetro das Américas. Em evento que ocorre nesta quarta, 5, ele falará sobre a opinião pública brasileira. A atividade será realizada às 14h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), campus Pampulha.
O objetivo do Barômetro das Américas é medir a opinião dos cidadãos de mais de 30 países das Américas e Caribe sobre governo, eleições, confiança nas instituições, tolerância e participação em atividades políticas, entre outros temas. Os resultados da nova pesquisa revelam o que pensam os brasileiros sobre a democracia no Brasil, e como o país pode ser comparado com seus vizinhos.
Noam Lupu é professor de ciência política na Vanderbilt University, nos Estados Unidos. Sua áreas de interesse incluem comparações de comportamentos políticos, festas e parcerias políticas, congruência e representação e legados da violência política. Autor do livro Marcas de festas em crise e coeditor de Campanhas e eleitores no desenvolvimento de democracia, Noam trabalhou no American Journal of Political Science, no American Political Science Review, no Comparative Political Studies, no Journal of Politics e no World Politics, entre outras publicações especializadas.
Além do professor Noam Lupu, participarão do evento os pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) Lycia Lima, Guilherme Russo e Jairo Pimentel, com mediação do professor Mario Fuks, coordenador do Centro de Estudos do Comportamento Político (Cecomp) do Departamento de Ciência Política da UFMG.