Biblioteca Universitária ganha novo site
Portal segue padrões de acessibilidade e reúne conteúdos novos sobre pesquisa, acervos raros e atendimento on-line
O site da Biblioteca Universitária (BU) oferece muito mais do que consulta ao catálogo do acervo das bibliotecas da UFMG. Notícias, dados sobre pesquisa em bases de dados, acesso aos e-books e demais serviços eletrônicos, informações históricas e fotos sobre acervos raros são alguns dos outros conteúdos disponíveis. Para dar visibilidade e melhorar o acesso a essas informações, a BU acaba de lançar seu novo portal. A página vem sendo desenvolvida desde 2018 para melhor atender às demandas informacionais dos usuários.
“Com a pandemia, adaptamos a maior parte dos nossos serviços para o modo on-line e, com isso, percebemos ainda mais a necessidade de priorizar o trabalho de finalização e disponibilização do novo site da Biblioteca Universitária, para melhorar o acesso a esses serviços”, justifica Kátia Lúcia Pacheco, diretora da BU.
Em todas as telas
O trabalho de criação do novo portal foi desenvolvido pelo Núcleo Web, do Centro de Comunicação (Cedecom UFMG), e pela Divisão de Comunicação da Biblioteca Universitária. “Desenvolvemos o site da BU no mesmo formato do portal da UFMG, seguindo todos os critérios de acessibilidade, e estamos finalizando aspectos relacionados à compatibilidade com telas de diversos tamanhos. Todo o trabalho foi feito com base em pesquisa com usuários e análises em sites de referência”, explica a professora Fábia Lima, diretora do Cedecom.
Por meio dessa metodologia, foi detectada, por exemplo, a necessidade de criação de um espaço de apoio ao pesquisador, com informações sobre bases de dados, fontes de pesquisa, normalização de trabalhos acadêmicos e treinamentos on-line realizados no canal Suporte à Pesquisa UFMG no YouTube.
As entrevistas com usuários também mostraram a importância de conferir maior visibilidade aos acervos da UFMG e aos eventos do Sistema de Bibliotecas, por meio de trabalho visual e projeto fotográfico especiais.
O endereço de acesso continua o mesmo. Assim que forem retomados os atendimentos presenciais, o acesso ao site também será possível, nos terminais de consulta das bibliotecas.