Ônibus-biblioteca 'Livros nas praças' chega pela primeira vez a Belo Horizonte e Contagem
Iniciativa promove ações de incentivo à leitura e atividades culturais além de oferecer um acervo de mais de 2 mil livros ao público
Belo Horizonte e Contagem recebem nesta semana, pela primeira vez, o ônibus biblioteca “Livros nas Praças”. Com um acervo de mais de 2 mil livros a serem emprestados principalmente aos moradores das cidades que não possuem acesso a bibliotecas públicas, a iniciativa busca estimular o prazer pela leitura e a democratização da prática. A biblioteca sobre rodas conta com obras acessíveis, como ilustrações em braile para crianças, títulos em braile para adultos, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão e audiobooks para deficientes visuais. O interior do veículo também é adaptado com cadeira de transbordo, indicada para cadeirantes e idosos e traz um ambiente lúdico para o público infanto-juvenil. Além da inédita itinerância literária, o projeto também promove ações de incentivo à leitura e atividades culturais, como leitura dramatizada, teatro literário, contação de histórias e palestras. O Livros nas Praças começou em 2012 e já contemplou mais de dez estados brasileiros, beneficiando cerca de 370 mil leitores no processo. O ônibus biblioteca Livros nas Praças já está em Belo Horizonte, e segue até o dia 6 de maio, na Barragem Santa Lúcia. Entre os dias 9 e 13 de maio, o veículo permanece em Contagem, na Praça da Jabuticaba. O horário de funcionamento é sempre de terça a sábado, das 10h às 16h. Cada pessoa pode retirar até dois livros por vez no ônibus biblioteca. Para isso, é necessário fazer um cadastro, apresentando carteira de identidade e comprovante de residência. Mais informações sobre a iniciativa você encontra no site da Korporativa, empresa realizadora do projeto.
O programa Universo Literário conversou com a diretora e idealizadora do projeto “Livros nas Praças”, Cristina Maria Aquino de Figueiredo.