Orquestra Sesiminas Musicoop faz transmissão de conteúdos on-line durante pandemia
Maestro Felipe Magalhães falou dos projetos, em entrevista ao programa Expresso 104,5
O setor cultural é um dos mais afetados pelo distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Afinal, a maioria dos eventos culturais implica reunir e aglomerar pessoas. Além disso, os espaços culturais estão todos fechados. Num desses espaços, em Belo Horizonte, a Orquestra Sesiminas Musicoop iria estrear sua temporada Concertos 2020, em 18 de março.
Com o adiamento das apresentações por tempo indeterminado, os músicos seguem ensaiando e trabalhando de suas casas. Na semana passada, o grupo divulgou um vídeo em que a orquestra aparece tocando a música Tico Tico no Fubá, com cada músico tocando de sua própria casa.
Nesta quarta, 8, a Orquestra Sesiminas Musicoop estreia a transmissão ao vivo semanal Dando Corda, apresentada pelo maestro e diretor artístico Felipe Magalhães, com entrevistados da cena erudita e bastidores do universo da música de concerto.
Já para a próxima semana, estão programados mais vídeos de músicas executadas pela orquestra e uma nova série com vídeos didáticos sobre o funcionamento de uma orquestra. Tudo isso disponível no Instagram e no Facebook.
O maestro Felipe Magalhães falou sobre as atividades em entrevista ao programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 8.
O quadro Dando Corda será apresentados toda quarta-feira. Na quinta-feira da semana que vem, 16, estreia o quadro Por Dentro da Orquestra.
Veja a apresentação remota de Tico Tico no Fubá: