Outubro Rosa: HC tem programação destinada a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
Até o dia 23, instituição promoverá palestras e atividades de autocuidado; à noite, fachada do prédio é iluminada com a cor da campanha
No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza a nona edição do Outubro Rosa. Com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de rastreamento do tumor, o HC realiza, até 23 de outubro, palestras sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Durante o evento, serão distribuídos lenços para mulheres em tratamento e momentos de autocuidado. As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
Nesta sexta, 11 de outubro, das 13h30 às 16h30, o Serviço de Mastologia do HC-UFMG/Ebserh recebe profissionais de saúde e estudantes para a troca de experiências no seminário Precisão do rastreamento no câncer de mama, que discute a importância do diagnóstico precoce e da abordagem multidisciplinar. O evento é gratuito, e as inscrições devem ser feitas na plataforma Sympla. Os participantes receberão certificados.
Na palestra de abertura, o mastologista Gabriel de Almeida Silva Junior, vice-presidente da Associação Médica de Minas Gerais, vai apresentar dados sobre o câncer de mama no Brasil e a importância do diagnóstico precoce. Em seguida, serão realizadas as mesas Câncer de mama: avanços no rastreamento e diagnóstico por imagem, com a mastologista Patrícia Lauria Bittencourt e a radiologista Ana Amélia Alfenas Silva Mesquita, e A importância da abordagem multidisciplinar na mastologia: dos direitos sociais à reconstrução mamária, com a cirurgiã plástica Clarissa Leite Turrer e a assistente social do setor de mastologia do HC Gesiene Aparecida Cordeiro Reis.
Importância do diagnóstico precoce
“O câncer de mama é o que mais acomete mulheres no mundo, e quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura. Nosso foco é chamar a atenção para a necessidade do rastreamento, pois ele possibilita um diagnóstico na chamada doença subclínica, quando a paciente ainda não apresenta sintomas”, explica Mônica Pimentel, mastologista do HC-UFMG e coordenadora desta edição do evento.
Por ser uma instituição que realiza assistência, ensino e pesquisa, o HC-UFMG oferece as atividades do Outubro Rosa a toda a comunidade – alunos, pacientes do ambulatório e profissionais da saúde que atuam na área de doenças mamárias.
Programação
Seminário: Precisão do rastreamento no câncer de mama
O Serviço de Mastologia do HC-UFMG/Ebserh reúne profissionais de saúde e estudantes para troca de experiências sobre a importância do diagnóstico precoce e da abordagem multidisciplinar.
Data: sexta, 11 de outubro de 2024
Horário: 13h30 às 16h30
Inscrições: plataforma Sympla
Local: Salão Nobre da Faculdade de Medicina (1º andar)
Endereço: Avenida Professor Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia, Belo Horizonte
Ação de autocuidado (Maquiagem para colaboradoras)
Datas e horários: 16 de outubro, das 15h às 20h, e dia 17, das 8h às 14h e das 15h às 20h
Local: CAD 7 da Faculdade de Medicina
Endereço: Avenida Professor Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia, Belo Horizonte
O poder da positividade
Doação de lenços para pacientes do setor de mastologia, em parceria com a ONG Pérolas de Minas
Data: 21 de outubro de 2024
Horário: 8h
Local: sala de espera do serviço de mastologia no Ambulatório Jenny Faria
Endereço: Alameda Vereador Álvaro Celso, 95 – Centro, Belo Horizonte
Conversa com especialista
Em bate-papo com os mastologistas Vitória Romualdo e Rodrigo Otávio Moreira, os participantes receberão orientações sobre cuidados importantes em relação às mamas e tirar dúvidas.
Data: 23 de outubro de 2024
Horário: 14h
Local: evento via plataforma Teams
Ao longo do mês de outubro, as fachadas do ambulatório Jenny Faria e do prédio principal, São Vicente de Paulo, terão iluminação na cor rosa em alusão ao mês de conscientização sobre o câncer de mama.