Pandemia muda rotina das bibliotecas universitárias
UFMG implantou serviços on-line, investiu em e-books e estabeleceu 'quarentena' para os livros que retornam aos acervos
Com a suspensão das atividades presenciais do Sistema de Bibliotecas da UFMG, em março de 2020, todos os serviços que puderam ser adaptados para o modo remoto continuaram sendo prestados pelas 25 bibliotecas da Universidade. Somente em agosto do ano passado alguns atendimentos presenciais retornaram, porém de forma agendada.
A diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Kátia Lúcia Pacheco, informa que os usuários podem fazer a devolução de livros normalmente, por agendamento via e-mail na biblioteca de origem. Quando esses livros chegam, ficam durante sete dias em sacos plásticos e, somente depois dessa "quarentena", retornam às prateleiras. A solicitação de empréstimo de uma obra deve ser feita no site, e, após o preenchimento de alguns dados, o usuário também será informado sobre data e horário para fazer a retirada.
A diretora salienta que o usuário que pegou um livro no início da pandemia e não tem disponibilidade de devolvê-lo presencialmente não sofrerá qualquer prejuízo, podendo fazê-lo quando as atividades voltarem totalmente ao modo presencial.
Para fazer frente às necessidades impostas pelo ensino remoto, a UFMG investiu na aquisição de plataformas de e-books. O sistema de bibliotecas assinou quatro plataformas que contêm livros de cunho científico, técnicos e literários. A ferramenta também está disponível no catálogo on-line. Assim que o usuário encontrar o título de interesse, deve selecionar a opção "e-book" e terá acesso à obra.
Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Marcelo Duarte (edição de imagens), Naiana Andrade (edição de conteúdo), Antônio Soares (imagens)
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