Internacional

Pascal Marty fala sobre 'sinergia' entre as pesquisas feitas no Brasil e na França

Pesquisador que dirigiu o 'CNPq francês' e hoje comanda a Maison Française, de Oxford, faz conferência na UFMG nesta quinta-feira

fda
Pascal Marty é professor de Geografia Ambiental em universidades francesas Foto: divulgação

Nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 10h, o auditório da Reitoria receberá o professor Pascal Marty, atual diretor da Maison Française, centro de pesquisa em ciências humanas e sociais que fica em Oxford, na Inglaterra. O professor ministrará a palestra Scientific research in France and Brazil: Possible synergies.

Representante do governo francês em fóruns de cooperação científica internacional, Marty falará sobre sua visão estratégica a respeito dos pontos de convergência que podem ser aproveitados por universidades francesas e brasileiras para estreitar suas parcerias.

Colaboração
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Fernando Marcos dos Reis, a UFMG tem centenas de convênios e parcerias científicas com instituições estrangeiras, o que, em seu entendimento, deve ser valorizado e expandido, o que justifica o esforço da UFMG em trazer um gestor tão influente no campo da pesquisa.

"Estudos feitos em colaboração internacional tendem a ter melhor qualidade e gerar artigos mais lidos e citados do que aqueles restritos a uma instituição ou país. A cooperação também abre portas para a mobilidade de novas gerações de estudantes e cientistas entre a UFMG e suas parceiras no exterior, o que melhora a qualidade das nossas pesquisas e projeta a Universidade para além das fronteiras", avalia.

O evento é aberto, e a Pró-reitoria de Pesquisa poderá fornecer, a pedido, um certificado de participação. A organização é das pró-reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação, da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e do Escritório de Governança de Dados Institucionais.

O palestrante
De 1998 a 2010, Pascal Marty foi pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique [CNRS, órgão francês equivalente ao CNPq] e diretor-adjunto de 2017 a 2020. Desde 2010, ele é professor de Geografia Ambiental na Universidade de La Rochelle, na Ecole Normale Supérieure de Lyon e na Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. As pesquisas de Pascal Marty abordam as interações das sociedades com seus ambientes naturais.