Pesquisa vincula estresse ao embranquecimento dos pelos
Doutor pelo ICB participou de estudos em parceria com Harvard
O crescimento de cabelos brancos tem sim relação com estresse. O doutor em biologia celular William Antonio Gonçalves, durante as investigações do seu doutorado aqui no ICB, Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, em que pesquisava a manutenção da dor após a resolução da resposta inflamatória em artrite reumatoide, reparou o surgimento de cabelos brancos nos camundongos do experimento. Ao perceber isso, o pesquisador decidiu investir nesse projeto paralelo com o professor e seu coorientador Thiago Cunha, da USP Ribeirão Preto. Essa descoberta coincidiu com estudos da Universidade Harvard e resultou em uma publicação na revista inglesa Nature.
Para saber mais sobre a relação entre o estresse e o surgimento de cabelos brancos, o programa Conexões conversou com um dos autores do estudo William Antonio Gonçalves.
O artigo foi publicado na revista britânica Nature em parceria com pesquisadores de Harvard. Se você quiser ler sobre a pesquisa, o Boletim também fez uma matéria com o pesquisados. você acessa em ufmg.br/boletim.