Pesquisador estuda a ‘gourmetização’ da culinária doméstica no Brasil
Estudo interpreta as relações sociais e de gênero presentes no universo culinário
A conversa chegou à cozinha. Quando se trata de alimentação, os valores nutricionais não são as únicas informações que rendem bons estudos e podem dizer sobre o comportamento humano. Estudar a cozinha doméstica, a gourmetização da culinária e as relações sociais na cozinha é a proposta da dissertação Um território (re)apropriado? A dinâmica territorial da cozinha em meio a relações sociais de gênero e raça.
“A cozinha sofisticada sempre existiu, mas tem sido priorizada de uns tempos para cá. Há, inclusive, projetos modernos de arquitetura que concebem esse espaço na parte da frente das casas”, afirmou o pesquisador Felipe Gouvêa Pena, autor da dissertação, em entrevista ao Boletim UFMG (A reportagem pode ser lida na edição 2.006 da publicação).
Nesta quinta-feira, 7, o professor Felipe Pena, que é pesquisador do Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (Cepead) da Face, falou sobre o trabalho em entrevista concedida ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.
A dissertação Um território (re)apropriado? A dinâmica territorial da cozinha em meio a relações sociais de gênero e raça está disponível no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG.