Pesquisadores da UFMG discutem os “spoilers” no cinema
Impulsionado pelas redes sociais, fenômeno interfere na experiência do público com a obra
Com a popularização das redes sociais, ganhou força um fenômeno antigo: os “spoilers” de produtos culturais como livros, séries e, principalmente, filmes. O termo vem do verbo inglês “to spoil”, traduzido como “estragar”, e identifica informações decisivas de uma obra, como revelações importantes, mortes e surpresas do enredo, que são divulgadas, em boa medida, nas redes sociais.
A TV UFMG conversou com Renato Silveira, mestrando em Cinema, e Luciana Andrade, doutoranda em Comunicação da UFMG, para entender como se dá a interferência dos spoilers na relação do público com a obra: se é positiva, negativa e que mudanças culturais ela pode sinalizar.
Ficha técnica
Entrevistados: Rafael Silveira, mestrando em Artes (Cinema) pela UFMG e Luciana Andrade, doutoranda em Comunicação Social pela UFMG
Produção e reportagem: Júlia Calasans
Imagens: Cássio de Jesus e Gabriel Santana
Edição de Imagens: Aline Garcia
Trilha: Say What - Dan Lebowitz