Pioneiro no ensino, Hospital das Clínicas comemora 96 anos de fundação
HC é referência para as unidades de saúde que integram a Rede Ebserh
Primeiro complexo de saúde dedicado ao ensino no Brasil, o Hospital das Clínicas da UFMG comemora nesta quarta-feira, dia 21, 96 anos de contribuição diária para a população, em assistência, formação profissional, pesquisa e inovação tecnológica. A data foi lembrada nesta terça-feira, dia 20, com um café e a solenidade de abertura das comemorações. Hoje, a partir das 13h, serão apresentados, em seminário no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, a metodologia de construção do Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) e os Projetos de Desenvolvimento Institucional (PDI). O hall de entrada será ocupado pela Mostra da Gerência de Ensino e Pesquisa. Outra atividade é o Café com Pesquisador, agendado para quinta-feira, dia 22.
Ao longo dessas nove décadas, o hospital passou por grandes transformações, incluindo sua integração à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) juntamente com outros 44 hospitais universitários. O HC realiza por mês, em média, 35 mil consultas ambulatoriais, 1,6 mil consultas de emergência, 600 cirurgias hospitalares, 2,5 mil cirurgias ambulatoriais, 1,1 mil internações, 150 mil exames laboratoriais, 200 partos, além de 240 transplantes por ano.
Para o presidente em exercício da Ebserh, Daniel Beltrammi, o HC-UFMG é um dos maiores e mais completos hospitais da Rede Ebserh e exerce papel fundamental no sistema de saúde de Belo Horizonte, com atuação robusta no SUS local. “Seus 96 anos de história carregam também a história da formação profissional em saúde em nosso país. É um hospital pautado na inovação e no zelo com a população”, enfatizou, lembrando que, há 10 anos, o HC-UFMG é gerido pela Ebserh, modelo que teve sua eficiência atestada em estudo recente produzido no âmbito do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). “É um hospital de referência para toda a rede de hospitais universitários federais administrados pela rede”, ressaltou Beltrammi.
O HC-UFMG é um hospital geral de grande porte, dedicado à média e alta complexidade, e atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É referência no tratamento de doenças raras, onco-hematológicas, cardiológicas e na realização de transplantes. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, integra a Rede de Urgência e Emergência e conta com pronto-socorro para atendimento de casos clínicos e cirúrgicos não traumáticos. Mantém uma maternidade de referência para partos de alto risco e serviço oftalmológico de urgência. O superintendente do HC, Alexandre Rodrigues Ferreira, reitera que o hospital também tem sido referência em Minas no atendimento e na formação de profissionais de excelência e “avança a passos largos na realização de pesquisas científicas e na inovação tecnológica".
Esforços
O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira representou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida na cerimônia que abriu as comemorações dos 96 anos do HC na noite de terça-feira. Em seu pronunciamento, ele agradeceu o trabalho executado pela comunidade do HC (professores, servidores técnico-administrativos, funcionários da Ebserh e estudantes de graduação, residência e pós-graduação). "Somos uma universidade pública a serviço da saúde pública", exaltou.
Alessandro também destacou os esforços da Universidade e do hospital que têm possibilitado "o fortalecimento desse ambiente de ensino, pesquisa, extensão e assistência", como a aprovação, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), de resolução que regulamenta as atividades de residência em saúde. "Trata-se de instrumento fundamental para formalizar o vínculo dos residentes com a UFMG", disse ele. Por fim, o vice-reitor anunciou que o Cepe também aprovou a destinação de recursos do Fundo Fundep para apoio a projetos de ensino, pesquisa e extensão a serem desenvolvidos no HC e no Hospital Risoleta Tolentino Neves. Os critérios para submissão das propostas serão estabelecidos em edital a ser lançado em breve.
História
O HC-UFMG foi fundado em 21 de agosto de 1928, quando o Instituto de Proteção e Assistência à Infância lançou a pedra fundamental do novo prédio do Hospital São Vicente de Paulo, que, no futuro, se tornaria Hospital das Clínicas. Em 1931, o Hospital São Vicente de Paulo foi doado à Faculdade de Medicina. Em 1955, o Hospital São Geraldo, o Instituto do Câncer e Radium de BH e o Hospital São Vicente de Paulo passaram a ser denominados Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina.
Em 1962, o antigo prédio do São Vicente de Paulo foi demolido para dar lugar aos novos blocos que compõem o prédio principal do HC. Em 1976, ele se tornou administrativamente independente da Faculdade de Medicina e ganhou a denominação de Hospital das Clínicas da UFMG. A adesão à Ebserh veio em 2013.
Estrutura possibilita assistência e ensino de excelência
Com mais de 65 mil metros quadrados de área construída, o Hospital das Clínicas é um complexo de edificações que tem o Hospital São Vicente de Paulo como prédio principal, sete anexos para atendimento ambulatorial e moradia para médicos residentes.
O HC-UFMG tem 465 leitos, com destaque para os 18 que compõem o Centro de Tratamento Intensivo adulto, os 11 do Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico, os 19 da Unidade Coronariana, os 24 da Unidade de Neonatologia e os 56 dedicados à observação na Unidade de Urgência. O complexo é campo de estágio para os cursos da área da saúde da UFMG: Medicina, Nutrição, Psicologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Patologia Clínica, Tecnólogo em Imagem, Terapia Ocupacional, Biomedicina, Biologia, Bioquímica, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Gestão de Serviços de Saúde. Ainda abriga 69 programas de residência médica nas áreas clínicas, cirúrgicas e propedêuticas, três programas de residência multiprofissional e um uniprofissional (Buco-maxilo).
O HC é o único hospital público em Minas Gerais a oferecer tratamentos na área de reprodução assistida. Neste ano, acumulou reconhecimentos em várias frentes: tornou-se centro de referência para o Método Canguru no estado, pelo quarto ano consecutivo foi o único hospital 100% SUS de Minas Gerais certificado com o selo Top Performer Geral em razão da excelência de sua UTI e passou a figurar em uma seleta classificação dos melhores hospitais do mundo organizada pela plataforma global de dados Statista em parceria com a revista americana Newsweek.