Institucional

Por unanimidade, dirigentes elegem nova diretoria da Andifes para gestão 2024-2025

Reitora Sandra Goulart Almeida passa a ocupar uma das vice-presidências da entidade

José Geraldo Ticianeli (UFRR), Sandra Goulart Almeida (UFMG), José Daniel Diniz Melo (UFRN), Roselma Lucchese (UFCat) e Luciano Schuch (UFSM) compõem a nova diretoria da Andifes eleita
José Geraldo Ticianeli (UFRR), Sandra Goulart Almeida (UFMG), José Daniel Diniz Melo (UFRN), Roselma Lucchese (UFCat) e Luciano Schuch (UFSM) compõem a nova diretoria da AndifesFoto: Ascom Andifes

Reitoras e reitores que compõem a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeram, por unanimidade, a nova diretoria executiva para a gestão 2024-2025. O novo presidente da instituição é o reitor José Daniel Diniz Melo, da Univesidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como vice-presidentes os reitores José Geraldo Ticianel, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Luciano Schuch, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Roselma Lucchese, da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e Sandra Regina Goulart Almeida, da UFMG.

A eleição e a posse ocorreram na tarde desta quinta-feira, 25 de julho, durante a 200ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno, realizada na sede da entidade, em Brasília. José Daniel Diniz Melo foi vice-presidente no mandato 2023-2024. O relatório da gestão que se encerrou também foi aprovado por unanimidade durante a 172ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno.

Compromissos
Entre os compromissos da nova diretoria, destacam-se o pleito pela recomposição e ampliação do orçamento das universidades federais e dos centros federais de educação tecnológica (Cefets), a aprovação do projeto de lei que extingue a lista tríplice para a nomeação de reitores e reitoras, a realização da pesquisa do perfil dos graduandos das universidades federais, em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e a Sesu (Secretaria de Educação Superior do MEC), e o apoio para a regulamentação da lei que institui a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), sancionada em junho pelo Palácio do Planalto, entre outros.

“As universidades federais, instituições de referência de qualidade na educação superior e de compromisso com as políticas de inclusão social, promovem ensino, pesquisa, extensão, esporte, arte, cultura, atenção à saúde e tantos outros serviços públicos e gratuitos em todas as regiões do Brasil. Há vários anos, entretanto, nossas instituições têm enfrentado desafios que vão do desrespeito à sua importante função social, à sua autonomia e à redução sistemática de investimentos e dos recursos necessários ao seu funcionamento. Seguiremos trabalhando pela valorização contínua das nossas universidades”, afirmou o presidente eleito, reitor José Daniel.

A reitora Sandra Goulart, que assumiu uma das vice-presidências, afirma que a nova gestão tem o compromisso de continuar trabalhando pela melhoria das condições de funcionamento das universidades, sempre numa perspectiva coletiva. “A Andifes tem exercido enorme protagonismo no âmbito do sistema de educação superior brasileiro e desenvolvido um trabalho de articulação e confluência das agendas de interesse das universidades federais, o que implica, por exemplo, a ampliação de canais de diálogo com as várias instâncias do governo federal, que se tem mostrado receptivo às nossas demandas. Precisamos aproveitar essa oportunidade histórica e avançar”, defende a reitora da UFMG.

Com Assessoria de Comunicação da Andifes