Pós-graduação em Antropologia abre seleção para mestrado e doutorado
Editais regular e suplementar preveem a oferta de 27 vagas
De 10 de dezembro até 3 de janeiro, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado em Antropologia, por meio de editais regular e suplementar, para ingresso no primeiro semestre de 2021.
O edital regular prevê 12 vagas para mestrado (seis destinadas à área de Antropologia Social e outras seis vagas para Arqueologia). Duas vagas de cada área estão reservadas para candidatos negros.
Dez vagas serão oferecidas pelo doutorado no edital regular. Elas também serão divididas igualmente para cada área de concentração. Duas vagas estão reservadas para candidatos negros.
O edital suplementar prevê três vagas para o mestrado e duas para o doutorado, que devem obrigatoriamente ser ocupadas por candidatos declarados indígenas ou que comprovarem alguma condição de deficiência.
Todas as informações sobre o processo seletivo, como editais, fichas de inscrição e formulários de autodeclaração, estão disponíveis na página do programa.
O programa
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMG contempla duas áreas de concentração (Antropologia Social e Arqueologia) e seis linhas de pesquisa –Antropologia da arte, da ciência e da tecnologia; Arqueologia pré-histórica; Arqueologia do mundo moderno e contemporâneo; Etnologia indígena e de povos tradicionais; Sistemas simbólicos, socialidades e gênero; Território, poder e ambiente.
Conteúdos das áreas de Antropologia Social e Arqueologia integram o currículo de vários cursos de graduação da UFMG desde os anos 1960. Um curso específico de pós-graduação em antropologia, em nível de mestrado, foi criado em 2006. O curso de doutorado, iniciado em 2014, consolidou a formação de pós-graduação e complementou o curso de graduação em Antropologia, em funcionamento na UFMG desde 2010.
As duas formações caracterizam-se por apostar simultaneamente na especificidade da Antropologia Social e da Arqueologia e nas possibilidades de articulação entre as duas disciplinas. De 2008 a 2016, foram defendidas 101 dissertações de mestrado.