Professor da UFMG coordena revista sobre tratamento biológico de esgoto
Coletânea de notas técnicas traz informações sobre soluções para reatores UASB
O professor Carlos Augusto de Lemos Chernicharo, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, coordenou a edição especial da revista DAE, da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), sobre reatores UASB – sigla para Upflow Anaerobic Sludge Blanket, tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica.
A publicação está disponível on-line. Desenvolvida em conjunto com projetistas, construtores e operadores, a edição é uma coletânea de notas técnicas com informações sobre gerenciamento, causas e soluções para falhas e problemas comuns nessas plataformas.
Para Carlos Chernicharo, a revista traz uma enorme contribuição para o aprimoramento de projetos de construção e operação desses reatores. “O Brasil tem o maior parque de reatores anaeróbios do mundo, com cerca de 900 unidades implantadas. Mas o mecanismo, embora agregue muitas vantagens, costuma apresentar também problemas práticos, decorrentes de falhas no projeto”, afirma
Elaborada com contribuições de projetistas e operadores das empresas brasileiras de saneamento, a revista aborda, de maneira detalhada, as limitações dos reatores e problemas como os relativos à presença de odor próximo à estação e corrosão das estruturas. Também contém orientações quanto à eficiência do tratamento e manejo de subprodutos.
O INCT ETEs Sustentáveis, sediado na UFMG, arcou com os custos de impressão de 2 mil exemplares da revista e vem realizando fóruns para apresentação e discussão da coletânea de notas técnicas.