Professor lusitano analisa importância do crítico literário George Steiner
Produção do programa Universo Literário conversou com o poeta e ensaísta Ricardo Gil Soeiro
Neste mês, um dos maiores críticos literários do século 20, George Steiner, morreu aos 90 anos. Conhecido por defender a paixão pela literatura como condição imprescindível para a produção de críticas, Steiner foi professor de literatura comparada em renomadas faculdades e se destacou pela desenvoltura e clareza em abordar diversos temas. Para Steiner, a literatura não está isolada de outras áreas e uma boa crítica relaciona as obras analisadas a temas como poesia, teatro, filosofia, história antiga e história contemporânea.
Apesar de ávido consumidor e conhecedor da alta cultura, Steiner buscava, em suas críticas, aproximar popular e clássico e fomentar a leitura de grandes obras, ao apresentar linguagem simples e positiva, com o objetivo de informar e incentivar o consumo de literatura.
No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, o poeta, ensaísta e professor Ricardo Gil Soeiro, doutor em Estudos de Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e autor da tese Iminência do Encontro: George Steiner e a Leitura Responsável, falou sobre o crítico literário.