Professora da Fale apresenta obra de Maria José de Queiroz em sessão da AML
A professora Lyslei Nascimento, da Faculdade de Letras, participa nesta terça-feira, dia 18, de sessão na Academia Mineira de Letras (AML) em homenagem à escritora Maria José de Queiroz, ocupante da cadeira de número 40. Lyslei fará uma apresentação da obra da escritora, autora dos livros Joaquina, filha de Tiradentes – que inspirou a série de TV Liberdade, liberdade –, Como me contaram, Ano novo, vida nova e Homem de sete partidas.
Considerada uma das principais especialistas da obra da escritora mineira, Lyslei é autora da dissertação de mestrado Exercício de fiandeira: Joaquina, filha de Tiradentes, de Maria José de Queiroz, na qual faz uma análise do romance, que abrange fatos históricos do século 18 e constrói a vida ficcional da filha do herói da Inconfidência.
No evento, que contará com a presença da própria Maria José, hoje residente em Paris, a escritora será saudada pela presidente da Academia Mineira de Letras, Elizabeth Rennó, e pelo secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo de Araujo Santos, também acadêmico.
Maria José de Queiroz nasceu em Belo Horizonte, em 1934. Aos 26 anos, tornou-se a mais jovem catedrática do país, substituindo, por concurso, o professor Eduardo Frieiro na UFMG. Em 1953, começou a colaborar em jornais em Minas Gerais e hoje escreve para importantes veículos, incluindo o francês Le Monde. Construiu longa carreira como professora convidada em universidades norte-americanas e europeias: Indiana, Harvard, Berkeley, Sorbonne, Lille, Bordeaux, Aix-en-Provence, Bonn e Colônia.
A professora Lyslei Nascimento é mestre em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada pela UFMG, com pós-doutorado pelas universidades de Buenos Aires e de São Paulo. Subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários e coordenadora do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG, publicou, entre outros títulos, Borges e outros rabinos (Editora UFMG, 2009).
A homenagem à escritora Maria José de Queiroz será realizada na sede da AML (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes), a partir das 19h30, com entrada franca.
(Com Academia Mineira de Letras)