Professora da UFMG conquista prêmio que incentiva a atuação de mulheres na ciência
Bióloga Angélica Thomaz Vieira falou sobre carreira e pesquisas no programa Conexões
A professora Angélica Thomaz Vieira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, é uma das sete pesquisadoras vencedoras da 13ª edição do Prêmio Para Mulheres na Ciência, promovido pela L’Oréal Brasil, pela Unesco e pela Academia Brasileira de Ciência (ABC). A pesquisadora foi uma das vencedoras do prêmio na categoria Ciências da Vida.
A bióloga investiga um tema de grande repercussão mundial: a resistência a antibióticos, que causa a morte de 700 mil pessoas todos os anos no mundo. Em sua pesquisa, Angélica se dedica também a entender o modo como o próprio corpo poderia produzir substâncias capazes de combater as bactérias resistentes.
Nesta terça-feira, 14, Angélica Vieira, que também é coordenadora do Laboratório de Microbiota e Imunomodulação (LMI) da UFMG, falou sobre a premiação e sobre os obstáculos encarados pelas cientistas, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.
A cerimônia de entrega do prêmio está prevista para o dia 4 de outubro. Outras informações sobre a edição deste ano e de anos anteriores podem ser consultadas no site da premiação.