Profissionais da cena erudita mineira vencem prêmios internacionais de composição e regência
Em entrevista, José Soares e Andersen Viana relembraram o andar das competições e deram mais detalhes sobre as obras apresentadas
Nesta quinta-feira, 15, o programa Noite Ilustrada teve como convidados o compositor Andersen Viana e o maestro José Soares. Ambos atuam na área musical em Minas Gerais e foram reconhecidos, neste mês, por premiações internacionais.
O maestro José Soares é regente assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio, no Japão, cujo resultado foi divulgado em 3 de outubro. Aos 23 anos, ele é o regente mais jovem da história a ganhar o concurso japonês e levou o primeiro lugar do júri e do público.
O compositor Andersen Viana é natural de Belo Horizonte e atua como professor da Fundação Clóvis Salgado. Ele venceu a quarta edição do prêmio italiano Piero Farulli de composição, com resultado anunciado em 5 de outubro. O músico superou cerca de 200 artistas de 39 países e, como vencedor, terá a oportunidade de apresentar o seu trabalho ao público italiano.
Em entrevista com Luiz Fernando Freitas, apresentador do programa Noite Ilustrada, ambos os músicos relembraram o andar de suas respectivas competições e deram mais detalhes sobre as obras apresentadas. Andersen Viana aproveitou para reforçar a importância da valorização para a arte nacional e avalia que, nos últimos anos, houve uma expansão do interesse internacional pela música brasileira.
"Nós estamos conseguindo abrir frentes mundiais em outros países, mostrando um pensamento musical mais sofisticado. Nós não somos só produtores de arroz, de feijão, de milho [...], nós fazemos outras coisas importantes também, do mesmo nível intelectual do que existe de melhor no mundo", destacou o compositor.
Ouça a entrevista completa no SoundCloud.
Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael