Programa da UFMG lança obra interdisciplinar sobre autismo
Livro aborda experiências vivenciadas dentro do Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo da UFMG
Desde 2017, o Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo da UFMG, também conhecido pela sigla PRAIA, atua no acolhimento e suporte à pessoas autistas dentro e fora da universidade. O projeto tem tido grande sucesso em aproximar os serviços já prestados pela UFMG às pessoas que se encaixam no espectro autista e também na informação e capacitação de pais, cuidadores e profissionais. Em celebração a esse trabalho tão importante, as coordenadoras do programa, Ana Amélia Cardoso, do Departamento de Terapia Ocupacional, e Maria Luísa Magalhães Nogueira, do Departamento de Psicologia, lançaram um livro sobre os aspectos interdisciplinares do autismo e as ações desenvolvidas pelo PRAIA.
Com o título Atenção Interdisciplinar ao Autismo, a publicação conta com a participação de especialistas em áreas relacionadas ao transtorno do espectro autista. Juntos, eles abordam desde o diagnóstico do autismo na área da saúde até aspectos históricos, sociológicos e educacionais associados ao transtorno. Para as ilustrações, foram selecionadas artes feitas por mais de 40 crianças autistas, enquanto a capa do livro foi criada por Samuel Victor Patente, um menino autista de 6 anos de idade.
Para saber mais sobre esse lançamento e sobre o trabalho desenvolvido pelo PRAIA nesses últimos 5 anos, o programa Conexões desta quinta-feira, 20, recebeu a psicóloga, especialista em transtornos do espectro autista e coordenadora do PRAIA e do curso de especialização em autismo na UFMG, Maria Luísa Magalhães Nogueira. A convidada contou como surgiu a ideia para o livro, que veio da necessidade de uma aproximação entre diferentes pesquisadores e núcleos da UFMG que não estavam dialogando entre si. O autismo demanda necessariamente um trabalho interdisciplinar, de acordo com a psicóloga, e o conhecimento em torno do transtorno vem crescendo em termos de pesquisa, exigindo uma atualização.
Nogueira também falou sobre diversas ações de inclusão e adaptação desenvolvidas dentro da Universidade através do programa e a importância de convidar as pessoas envolvidas para oferecer um panorama mais geral sobre o autismo por meio da publicação. A especialista também deu detalhes sobre o concurso para seleção da ilustração da capa do livro, que inclui ilustrações de todos os participantes. “A gente busca sublinhar a importância desse diálogo entre a ciência e a arte, tanto no universo das pesquisas e das intervenções, que precisam avançar sempre, mas que precisam avançar de forma sensível, de forma ética e de forma humana, e a arte é uma expressão importante nisso”, explicou a professora.
Ouça a entrevista completa no Soundcloud.
O livro Atenção Interdisciplinar ao Autismo foi organizado por Maria Luísa Magalhães Nogueira e Ana Amélia Cardoso, ambas acadêmicas da UFMG. A publicação é feita pela Editora Ampla e pode ser adquirida pelo site.
Produção: Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael