Programa potencializa capacidade empreendedora e de gestão de laboratórios
Edição 2024 do Outlab, que oferece mentoria para infraestruturas de pesquisa da UFMG, recebe inscrições até 5 de agosto
Até segunda-feira, 5 de agosto, o Outlab UFMG recebe inscrições para sua edição 2024. Destinado às infraestruturas de pesquisa da Universidade, o programa desenvolve habilidades empreendedoras e gerenciais e promove a interação dos laboratórios com o mercado, ampliando o impacto das pesquisas desenvolvidas na instituição. Laboratórios de todas as unidades acadêmicas podem se inscrever.
O Outlab UFMG é um programa de extensão coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), apoiado pela Fundep, a Fundação de Apoio da UFMG, com gestão da inovação do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). Neste ano, conta com outras duas parcerias: a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG (CTIT) e a Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD).
O programa se apoia no tripé metodológico que une teoria, conexão com o mercado e acompanhamento individualizado. Na frente pedagógica está a capacitação em empreendedorismo e gestão de infraestruturas de pesquisa, que conta com apoio de professores da UFMG. São oito módulos de conteúdos nas áreas de legislação, modelagem de negócios, precificação e comunicação, entre outros. Nesta edição, as aulas terão formato síncrono e conteúdo disponibilizado de maneira assíncrona como forma de complementar o conhecimento.
Roadmap
Na frente conexão com o mercado, as equipes participam de momentos presenciais de encontro com empresas e exploram diversos ecossistemas de inovação. No acompanhamento individualizado, as infraestruturas serão orientadas no desenvolvimento de um roadmap, ferramenta que permite abordagem estruturada e customizada para estratégias de gestão de inovação.
A novidade da edição 2024 reside no fato de que os laboratórios participantes terão um bolsista de extensão exclusivo para auxiliar no processo de amadurecimento em gestão de negócios inovadores. Todas as três etapas – teoria, conexão com o mercado e acompanhamento individualizado – são complementares e pretendem abarcar ferramentas, metodologias e conceitos que possibilitem capacitar as infraestruturas para atuação em um contexto ampliado de gestão.
Podem participar as equipes técnico-científicas dos laboratórios institucionais e os grupos listados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI. As inscrições devem ser feitas pelo coordenador da infraestrutura. As propostas inscritas serão avaliadas, e o resultado será divulgado no dia 9 de agosto. O programa será realizado de 28 de agosto a 30 de outubro.
Iniciativa pioneira
O Outlab UFMG está em sua terceira edição e é uma iniciativa pioneira no país. A primeira edição, criada pela Fundep, foi realizada em 2019. Após a pandemia, o programa voltou no ano passado com nova configuração institucional, sob a coordenação da PRPq, e nova metodologia. A edição 2023 envolveu 14 laboratórios participantes e 58 participantes da comunidade acadêmica.
As dúvidas sobre o processo de inscrição podem ser sanadas pelo e-mail infrapq@prpq.ufmg.br.