Programa Universo Literário analisa vida e obra de Franz Kafka
Escritos e desenhos inéditos do autor foram digitalizados e publicados on-line pela Biblioteca Nacional de Israel
Franz Kafka é um dos principais autores da literatura moderna. Apesar de não ter encontrado o sucesso em vida, seu legado de romances e contos influenciaram e ainda influenciam gerações de escritores. Obras como A Metamorfose e O Processo, clássicos da literatura e obras essenciais para os amantes da leitura, exploram temas como a alienação, a ansiedade existencial, a culpa e a brutalidade. Kafka morreu aos 40 anos, em 1924, vítima da tuberculose.
Neste ano de 2021, um acervo inédito de imagens e escritos do autor foram digitalizados e publicados on-line pela Biblioteca Nacional de Israel. O acervo é composto de diversos manuscritos, cerca de 120 desenhos e mais de 200 cartas endereçadas ao amigo Max Brod, que as liberou ao público contra a vontade de Kafka, que pediu que seu trabalho fosse queimado após sua morte. Ao deixar a Tchecoslováquia, ocupada pelos nazistas em 1939, Max Brod foi para Tel Aviv, levando na bagagem os escritos e desenhos de Kafka. Depois da morte de Brod, na década de 60, esses documentos foram alvo de uma verdadeira batalha kafkiana que envolveu vários países, abalou o ambiente universitário e afetou fortemente os herdeiros de Kafka e Brod. Por fim, somente em 2019 os documentos foram entregues a Israel.
A vida, obra e legado de Franz Kafka foram abordados no programa Universo Literário desta terça-feira, 6. A apresentadora Michelle Bruck conversou com o professor Elcio Cornelsen, da Faculdade de Letras da UFMG, que também é colaborador da Rádio UFMG Educativa, participando toda semana, sempre às terças-feiras, às 8h15, com o quadro Com a Palavra, no Universo Literário.
Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael