Projeto em BH explora potencial turístico do hip hop na cidade
Empreendedor e produtor cultural Vitor Gonzaga falou sobre o 'Beagá, a capital do hip hop' em entrevista ao Expresso 104,5
Belo Horizonte é reconhecida hoje como um dos polos nacionais da cultura hip hop, graças a eventos como o Duelo de MCs que, há 14 anos, ocorre no Viaduto Santa Tereza, e a artistas cujos nomes ultrapassaram as nossas fronteiras, como Djonga, Clara Lima e Renegado. A história da capital mineira com a cultura hip hop vem de longa data, começando em 1983, quando o movimento chegou oficialmente ao Brasil. Na época, em Belo Horizonte, já era possível encontrar dançarinos de break nas ruas, com grupos como a Break Crazy e a Break Machine.
A fim de valorizar e promover a cultura urbana do hip hop na cidade, foi desenvolvido o evento Beagá, a capital do hip hop. Dedicado à formação de novos profissionais guias de turismo e produtores culturais para a cidade, o projeto trata a temática hip hop do ponto de vista do potencial turístico. A programação do evento, que vai até a sexta-feira, 10, conta com o lançamento do documentário Beagá, a capital do hip hop e com o minicurso Roteiros Turísticos Urbanos e Elaboração de Projetos Turísticos e Culturais.
No programa Expresso 104,5 desta quarta-feira, 8, o empreendedor e produtor cultural Vitor Gonzaga, um dos professores do minicurso, falou sobre o evento e a cena do hip hop em BH.