Qual o segredo para conseguir uma boa nota na redação do Enem?
Uso correto da norma culta da língua e boa argumentação valem pontos na correção
Como garantir uma boa nota na redação do Enem - que será aplicado para mais de 6,7 milhões de candidatos nos dias 5 e 12? Professores afirmam que os candidatos precisam estar atentos às características próprias de um texto dissertativo-argumentativo de 30 linhas.
Será preciso defender uma tese, com uma opinião sobre o tema proposto, fundamentada em argumentos consistentes, coerentes e coesos. É preciso usar corretamente a norma culta da língua portuguesa e demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, entre outros pontos exigidos pelo MEC.
Além das habilidades específicas para desenvolver um bom texto, os estudantes devem estar sempre atualizados das principais notícias e questões debatidas no país e no mundo, com uma visão crítica dos acontecimentos, sugerem os especialistas.
Cada avaliador atribui uma nota entre 0 e 200 pontos a cada um dos cinco requisitos exigidos pelo edital, podendo chegar a um total de 1.000 pontos. Algumas atitudes podem fazer com que a prova seja zerada - o que ocorreu com 291 mil textos em 2016. É fundamental não fugir completamente do tema proposto, obedecer a estrutura dissertativa-argumentativa, não escrever apenas 7 linhas, não copiar integralmente os textos motivadores, não desrespeitar os direitos humanos ou desenvolver trechos deliberadamente desconectados do assunto principal.
E quais são as dicas para a elaboração de uma redação bem avaliada? "A argumentação tem que ser muito clara e a organização textual precisa ser forte. Antes de começar o texto, faça um planejamento", sugere Igor Farinazzo, aluno de graduação do segundo período do curso de Engenharia Química da UFMG, um dos 77 candidatos que tiraram a nota máxima em 2016.
Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta sexta-feira, 3 de novembro de 2017.
Guia do Enem 2017
O Enem é a principal forma de entrada no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também é pré-requisito para acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A UFMG é uma das universidades que utilizam o Sisu para selecionar estudantes. Saiba mais sobre o Enem 2017 acessando o hotsite do Ministério da Educação.
Leia mais:
Rádio UFMG Educativa e TV UFMG farão cobertura especial do Enem