Quilombo de Pinhões, em Santa Luzia, tem história reunida em publicação
Livro ‘Pinhões: Histórias e Sabedorias do Quilombo’ será lançado no sábado, 9, em BH
O Quilombo de Pinhões, localizado em Santa Luzia, tem mais de 300 anos de histórias e tradições culturais. A comunidade foi fundada no século 18 por negros escravizados que foram enviados para a região a fim de cuidar das propriedades e suas divisas.
Em 1888, quando a lei da abolição foi sancionada, eles fixaram moradia na região com suas famílias. O quilombo dos Pinhões é hoje o lar de cerca de 400 famílias, que carregam consigo histórias e tradições de seus antepassados.
Com o objetivo de promover a escrita coletiva de um livro sobre a história e a cultura do quilombo, a Associação Cultural das Mulheres Quilombolas de Pinhões lança o livro Pinhões: Histórias e Sabedorias do Quilombo. A obra reúne relatos dos moradores mais velhos da comunidade, que foram entrevistados e fotografados pelos adolescentes e jovens de Pinhões.
A antropóloga e coordenadora do projeto, Lúnia Costa Dias, falou sobre o livro e a história de Pinhões, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 6.
O lançamento do livro será às 14h, no Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50, Centro), com entrada franca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3277-4356 ou na página do projeto no Facebook.
.