Realismo em ‘Grande Sertão: Veredas’ motiva dissertação na UFMG
Pesquisador falou sobre trabalho e sobre a obra de Guimarães Rosa no programa Universo Literário
João Guimarães Rosa foi escritor, diplomata e médico brasileiro. Hoje, é considerado um dos maiores escritores da literatura nacional de todos os tempos. Os contos e romances escritos por ele, comumente, ambientam-se no sertão brasileiro. É o caso do clássico da literatura brasileira Grande Sertão: Veredas.
O livro, publicado em 1956, apresenta uma linguagem própria do sertão, para que o jagunço Riobaldo conte a sua história. Na obra, a vida das personagens é apresentada pelo ponto de vista de cada uma delas. A vida do jagunço é narrada por meio do amor, da morte, do sofrimento, do ódio e da alegria.
Em sua dissertação de mestrado em literatura brasileira, intitulada Realismo e Modernidade em ‘Grande Sertão: Veredas’, o pesquisador Alysson Siffert investiga o realismo autêntico presente no livro de Guimarães Rosa.
Nesta segunda-feira, 16, Alysson Siffert falou sobre a dissertação e sobre o livro de Guimarães Rosa, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.
A dissertação Realismo e Modernidade em ‘Grande Sertão: Veredas’ pode ser acessada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG. A obra de João Guimarães Rosa, tem edições publicadas pelas editoras Nova Fronteira e José Olympio.