Relação entre museus, saúde mental e controvérsias científicas é tema de seminário
Evento na próxima terça, dia 18, é o primeiro da série que o Fórum de Cultura Científica promoverá neste ano
Nesta terça-feira, 18 de maio, a partir das 14h, será realizado o primeiro seminário do ano do Fórum de Cultura Científica da Rede de Divulgação Científica da UFMG.
O seminário deste mês, cujo tema é Museus, saúde mental e controvérsias científicas, integra a programação da 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG e será a aula inaugural da Formação Transversal em Divulgação Científica.
Participarão do evento Cristina Cilli, curadora e gerente do arquivo histórico do Museu de Antropologia Criminal Cesare Lombroso, da Universidade de Torino, na Itália, e Luís Carlos de Mello, diretor do Museu Imagens do Inconsciente, fundado em 1952 no antigo Centro Psiquiátrico Nacional, no Rio de Janeiro.
A mediação das comunicações será feita pelas professoras Maria Stella Goulart, do Departamento de Psicologia da Fafich, e Verona Segantini, do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes (EBA), coordenadora do Campus Cultural UFMG, em Tiradentes.
Programação todo mês
O seminário de junho do Fórum de Cultura Científica está marcado para o dia 29. Daniela Araújo e Flora Villas, ambas da Unicamp, falarão sobre Tecnologia feminista: debates sobre internet, segurança digital e diversidade.
A programação do Fórum pode ser acompanhada na página da Diretoria de Divulgação Científica da UFMG no Facebook.
O seminário desta terça será transmitido pelo canal da Pró-reitoria de Extensão (Proex) no YouTube:
A comissão coordenadora do Fórum de Cultura Científica é formada pelos professores Antônio José Lopes Alves, do Colégio Técnico, Bernardo Jefferson de Oliveira, da Faculdade de Educação, Érica Renata de Souza, da Fafich, Juliana Carvalho Tavares, do ICB, e Verona Segantini, da EBA.