Relações entre telas e janelas guiam programação da temática Educação da 15ª CineOP
Professora da FaE Clarisse Alvarenga, curadora do eixo educativo da programação, conversou com o programa Noite Ilustrada
Preservação, história e educação são os três eixos que fundamentam a Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) desde a sua fundação, em 2006. Nesta semana, o programa Noite Ilustrada conversou com os curadores das temáticas Histórica e Preservação. Nesta sexta-feira, 6, foi a vez da temática Educação, que fechou a semana especial de entrevistas sobre a primeira edição totalmente digital da CineOP.
Em um ano no qual as relações, com o próximo, com a cultura e com a própria educação, foram ainda mais mediadas pelas telas, por causa do distanciamento social imposto pela covid-19, a temática Educação da 15ª CineOP apresenta reflexões sobre o tema Telas e janelas: tempo de cuidado, delicadeza e contato.
O objetivo da programação é explorar, mesmo que tecnologicamente, a potência do encontro. A temática Educação tem curadoria de Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga, professora da Faculdade de Educação da UFMG, que falou sobre o eixo temático em entrevista à UFMG Educativa.
Programação e cobertura
Em formato on-line, a CineOP segue até a próxima segunda, 7, com o tema Cinema de Todas as Telas. Neste domingo, 6, às 10h, o evento promove, na temática Educação, o debate Mídia nas Aldeias, mediado pela professora Clarisse Alvarenga, com a participação de três professoras indígenas – Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy, Michele Kaiowá – e da artista visual Sophia Pinheiro. A programação da 15ª CineOP inclui exibições de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, debates, oficinas e shows musicais. A participação é gratuita.
Assim como nas outras 14 edições, a UFMG Educativa segue acompanhando a CineOP. No programa Noite Ilustrada dessa terça-feira, 1º, a coordenadora-geral da CineOP, Raquel Hallak, falou sobre a programação desta edição especial da mostra. Nessa quarta, 2, o foco foi a temática Histórica, em conversa com o curador Francis Vogner dos Reis. Na quinta, 3, foi a vez de Ines Aisengart Menezes, curadora da temática Preservação, falar sobre a programação do eixo neste ano.