Semana do Servidor amplia escopo de reflexões com debates sobre IA, crise climática e vacinas
Evento começa na segunda-feira, dia 14, com oficinas, atividades culturais, esportivas e de lazer para os mais de sete mil técnicos e docentes da UFMG
Com programação diversificada em arte e cultura, esportes e lazer, a Semana do Servidor UFMG 2024 também vai tratar dos desafios da Universidade em tempos de crise e grandes catástrofes, como desenvolvimento de vacinas, impactos da inteligência artificial, alterações climáticas, planejamento urbano frente a grandes eventos e sustentabilidade. Com início na próxima segunda-feira, dia 14, as atividades seguem até o dia 19, encerrando-se com a tradicional festa no Centro Esportivo Universitário (CEU).
Para participar de algumas atividades, como oficinas e campeonatos esportivos, e da festa de encerramento, é necessário fazer inscrição nos links disponíveis no site do evento.
Os campi Pampulha, Saúde e regional de Montes Claros vão oferecer atividades presenciais e transmissão on-line das mesas de debates e algumas oficinas, por meio do canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube. A participação nessas atividades dá direito a certificação para o servidor que assinar a lista de presença.
“A Semana do Servidor é um momento para reafirmar o compromisso institucional com o fortalecimento da comunidade, ao proporcionar espaço de celebração e aprendizado, reforçando a importância da missão da Universidade, por meio de atividades que estimulam o engajamento e a reflexão. O evento está consolidado como marco na vida dos servidores docentes [3.275] e técnico-administrativos em educação [4.052], promovendo senso de pertencimento e unidade”, afirma a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leônor Gonçalves.
Programação
Neste ano, além de pôr em pauta assuntos relacionados à carreira, como previdência complementar e resolução de conflitos e assédio no ambiente de trabalho, a programação também inclui debates sobre temas da contemporaneidade que impactam a vida dos servidores.
Segundo Leônor Gonçalves, o objetivo é contribuir para que as experiências adquiridas em tempos de crise e catástrofes favoreçam o aprendizado e a inovação na Universidade. “Ao lidar com desafios, a UFMG evidencia seu papel na sociedade e exerce sua influência, no sentido de promover e integrar novas tecnologias em prol do bem comum. Essa capacidade de adaptação não só fortalece a instituição, como também contribui para a convivência em um mundo em constante mudança. Assim, mesmo em meio às dificuldades, a UFMG pode emergir mais resiliente e comprometida com os interesses sociais, reafirmando sua missão de gerar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais”, afirma a pró-reitora adjunta.
As atividades relacionadas à prática de autocuidado são outro destaque da programação. Segundo Leônor Gonçalves, “essas atividades são uma forma de incentivar os servidores da UFMG a cuidar de si mesmos para que possam cuidar dos outros”. Serão oferecidas oficinas práticas como de meditação guiada, pilates, ginástica, capoeira e também sobre os benefícios das plantas medicinais e sobre a produção de kokedamas e terrários.
Também integram a agenda da Semana do Servidor 2024 visitas guiadas, sessão comentada de cinema, as tradicionais corrida e caminhada no Museu de História Natural e Jardim Botânico e os campeonatos de futsal, tênis e peteca, no Centro Esportivo Universitário.
Montes Claros
Os servidores do Instituto de Ciências Agrárias, no campus regional de Montes Claros, vão participar da primeira caminhada e do primeiro torneio de peteca. A programação do ICA inclui palestras, oficinas e visita guiada à cidade de Grão Mogol.
A Semana será aberta no dia 14 de outubro, às 9h, no auditório da Reitoria, campus Pampulha, com mesa de debates sobre a inteligência artificial.