Sergio Alcides, da Faculdade de Letras, lança neste sábado obra com ensaios críticos sobre poesia contemporânea
O professor Sérgio Alcides, da Faculdade de Letras, lança neste sábado, 9, em Belo Horizonte, o livro Armadilha para Ana Cristina e outros textos sobre poesia contemporânea (Verso Brasil Editora), que reúne ensaios sobre nomes destacados da poesia brasileira desde os anos 1970. O evento será na livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274), a partir das 11h.
Alcides faz um balanço da recepção crítica da obra de Ana Cristina Cesar, dentro e fora da academia, aborda títulos fundamentais de Sebastião Uchoa Leite, Francisco Alvim e Armando Freitas Filho, trata das relações entre a poesia e a pintura, com base em poemas de Donizete Galvão. Alguns de seus textos foram os primeiros acerca de poetas recentes como Ronald Polito, Pádua Fernandes e Diniz Gonçalves Júnior.
De acordo com Sérgio Alcides [na foto de Érico Ribeiro do Prado], a obra é dirigida a leitores de poesia, mais que a especialistas. Os textos foram publicados em jornais, revistas, portais de internet, “sempre no calor dos lançamentos”, e a publicação desse volume tem a intenção de ampliar a circulação dos ensaios.
Membro do júri do Prêmio Camões 2016, autor convidado da Festa Literária de Paraty (Flip) deste ano, Sérgio Alcides é também tradutor e poeta, autor de Píer (São Paulo: Editora 34, 2012), entre outros volumes de poesia. Sua obra Estes penhascos. Cláudio Manuel da Costa e a poesia das Minas (São Paulo: Hucitec, 2003) venceu o Prêmio Minas de Cultura e o Prêmio Cidade do Recife. Foi fellow do Bellagio Center, da Fundação Rockefeller (Itália), e visiting fellow do Council on Latin American and Iberian Studies, da Universidade Yale (Estados Unidos). É doutor em História pela USP.
(Com informações da assessoria da editora Verso Brasil)