Arte e Cultura

Série revisita os meandros de 'Getz/Gilberto', disco que projetou a bossa nova para o mundo

Em três episódios, produção da Rádio UFMG Educativa ouviu especialistas e recuperou entrevistas de personagens envolvidos na gravação do álbum histórico

O disco reuniu, além da cantora Astrud Gilberto, os músicos que aparecem na foto: da esquerda para a direita, Sebastião Neto, Tom jobim, Stan Getz, João Gilberto e Milton Banana
O disco reuniu, além da cantora Astrud Gilberto, os músicos Sebastião Neto, Tom jobim, Stan Getz, João Gilberto e Milton Banana David Drew Zingg

O lançamento do disco Getz/Gilberto, em 1964, agitou o cenário da música internacional. O enorme sucesso de vendas e de crítica foi fundamental para disseminar pelo mundo a bossa nova e, em particular, a canção Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinícius de Moraes). O álbum reuniu um norte-americano, o saxofonista Stan Getz, e um grupo de músicos brasileiros, inclusive o casal João e Astrud Gilberto.

O impacto internacional do álbum é destacado na série Suave estouro: 60 anos de Getz/Gilberto, produzida pela Rádio UFMG Educativa. Além de abordarem elementos específicos de Getz/Gilberto, as reportagens apresentam informações sobre o surgimento da bossa nova e a divulgação desse gênero nos Estados Unidos, onde o álbum foi gravado e lançado. Os três episódios estão disponíveis no fim desta post, no Spotify e na página da emissora no SoundCloud. A produção também foi veiculada, entre quarta (18) e esta sexta-feira (20), no programa Expresso 104,5, na UFMG Educativa (104,5 FM).

A série tem depoimentos de especialistas em música popular brasileira e revisita entrevistas antigas, concedidas por alguns dos integrantes do disco. Os episódios também tocam trechos das faixas de Getz/Gilberto e de outras músicas, cantadas em português e outros idiomas ou apenas instrumentais. O variado repertório abrange não apenas clássicos da bossa nova, mas também rock, samba e jazz.

As reportagens têm produção e apresentação de Tiago de Holanda, com edição de áudio de Clarice Oliveira, também responsável pelos trabalhos técnicos, com a participação de Cláudio Zazá.

Casada com João Gilberto na época da gravação do disco, Astrud nunca tinha trabalhado como cantora profissional
Casada com João Gilberto quando o disco foi gravado, Astrud nunca tinha trabalhado como cantora profissional David Drew Zingg

De repente, Astrud Gilberto
Além de apresentar informações que atestam o grande sucesso de Getz/Gilberto, o primeiro episódio da série ressalta que, antes do lançamento desse álbum, a bossa nova já tinha rendido importantes gravações nos Estados Unidos. A reportagem destaca, também, um tema controverso: a colaboração de Astrud Gilberto no disco.

Bossa nova: surgimento e emigração
O segundo episódio destaca alguns momentos importantes da bossa nova no Brasil e em direção ao exterior, abrangendo desde o seu surgimento até a consolidação de seu prestígio internacional. Também descreve algumas das principais características desse gênero musical.

As canções, o sax de Getz e o canto do casal Gilberto
O terceiro e último episódio faz um mergulho no conteúdo de Getz/Gilberto, indicando que o álbum inclui, além de composições então recentes, a recriação de canções antigas. A reportagem também comenta detalhes do diálogo entre o saxofone de Stan Getz e as melodias cantadas por Astrud e João Gilberto.