Ensino

Sistema financeiro é objeto de nova área de estudo da pós-graduação em Direito

Inscrições para o processo seletivo estão abertas até 7 de agosto

Implicações das criptomoedas nos sistemas monetário e financeiro estão entre as possibilidades de investigação da nova área de estudo
Implicações das criptomoedas nos sistemas monetário e financeiro estão entre as possibilidades de investigação da nova área de estudo Michael Wensch / Domínio Público

O Programa de Pós-graduação em Direito da UFMG oferece, a partir de 2020, mais uma área de estudo: Sistema Financeiro Nacional – negócios, regulação e tutela nos âmbitos administrativo sancionador e penal. As inscrições para o processo seletivo terminam na próxima quarta-feira, dia 7.

A área, vinculada à linha de pesquisa Poder, cidadania e desenvolvimento no Estado Democrático de Direito, tem uma vaga para o mestrado e duas para o doutorado. “A intenção é selecionar pessoas interessadas em trabalhar com regulação do mercado financeiro e negócios”, resume a professora Rubia Carneiro Neves, coordenadora da área do estudo juntamente com o professor  Luís Augusto Sanzo Brodt.

De acordo com Rúbia, trata-se de um campo de estudo que envolve muitas áreas dos direitos público e privado e amplas perspectivas de investigação. “Pode-se trabalhar, por exemplo, com crimes financeiros, criptomoedas, cadastro de crédito positivo e open banking", afirma a professora.

O processo seletivo será realizado ao longo dos meses de setembro e outubro, e suas regras estão estabelecidas em edital. As referências temáticas e bibliográficas da seleção constam neste anexo.