Só 20% das escolas abrem suas portas para a prática de atividades físicas e esportivas
Estudo mostra que jovens têm interesse em realizar as práticas esportivas, porém muitas vezes não encontram condições para isso
Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) atesta que somente 0,58% das escolas brasileiras consideram as necessidades diárias de atividade física preconizadas para crianças e jovens. Poucas dispõem de espaços e profissionais qualificados, além de programas para os alunos aos finais de semana. Entre as escolas públicas, quase a metade tem apenas uma quadra e um único professor de educação física. Já em 42% não há sequer um professor da disciplina.
O estudo revela também que os jovens têm interesse em realizar as práticas esportivas, porém muitas vezes não tem condições. Um dos motivos também apontados é a falta de opções nas escolas. Muitas vezes são realizados apenas determinados esportes e outros são ignorados. O relatório da ONU recomenda ainda que governos, setor privado e sociedade civil adotem políticas públicas para o estímulo e a realização de atividades físicas e esportivas.