'Teatro de arraiá' exalta a tradição do bumba meu boi em apresentação nesta quarta
Encontro lúdico comunitário incluirá quadrilha e correio elegante
Atividade cênica dos alunos da graduação em Teatro, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, a segunda edição do Bumba, EBA! Teatro de arraiá será realizada nesta quarta (24), a partir das 17h30, na rua do Anexo Teatro da EBA, atrás da Escola de Belas Artes, no campus Pampulha.
De acordo com a professora Bya Braga, do Departamento de Artes Cênicas da EBA, que idealizou o evento, o Bumba, EBA! promove ensino e aprendizagem da arte teatral, ao mesmo tempo que propõe um encontro lúdico comunitário inspirado na tradição do bumba meu boi, valorizando seu histórico cultural de integração entre povos. "É, portanto, uma oportunidade de expressividade estética ampliada, com reunião de ações culturais distintas", acrescenta.
Entre as atrações previstas, haverá quadrilha inclusiva e correio elegante. A edição deste ano integra as comemorações de 25 anos da criação do curso de graduação em Teatro da EBA.
Bumba meu boi
O bumba meu boi é uma festa popular do folclore brasileiro, com predominância nas regiões Norte e Nordeste. A tradição começou no século 18, fundamentada em um conto popular sobre um boi que é morto e ressuscita.
Em 2019, a festividade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).