Terceira edição da Revista FuLiA reunirá reflexões acadêmicas sobre o futebol fora do eixo
Está aberta a chamada para a terceira edição da Revista FuLiA, publicação da Faculdade de Letras dedicada a estudos acadêmicos sobre o futebol e outros esportes. Organizado por Marcelino Rodrigues da Silva, o dossiê O esporte em contextos locais e regionais pretende discutir o futebol para além das grandes metrópoles brasileiras, “revelando configurações do fenômeno esportivo que não podem ser reduzidas às grandes narrativas canônicas da história do futebol brasileiro”, de acordo com a descrição da chamada.
Conforme o texto, “é cada vez maior o número de trabalhos de pesquisa que se contrapõem a essa perspectiva nacional, abordando as histórias, manifestações e particularidades do fenômeno esportivo em contextos locais e regionais.” A submissão de artigos e ensaios inéditos para o volume pode ser feita até 7 de setembro pelo site da publicação.
Ainda neste ano, haverá nova chamada, dessa vez para o dossiê Crônica esportiva no Brasil: história e narrativa. A edição será organizada pelo professor Bernardo Borges Buarque de Hollanda, da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As submissões serão abertas em breve.
Lacuna preenchida
Os dois números de estreia da Revista FuLiA já estão on-line. O primeiro, com o tema Jogar sem bola: pensando o futebol, foi organizado pelos professores Elcio Cornelsen (UFMG) e Luis Maffei (UFF). O segundo, sobre a A performatividade do futebol na cultura: identidade e gênero, foi organizado por Gustavo Cerqueira Guimarães, pesquisador da Faculdade de Letras da UFMG e coeditor do periódico, junto com o professor Elcio Cornelsen.
Para Gustavo Guimarães, FuLiA exerce papel pioneiro na área. “Conseguimos estabelecer um conselho editorial formado por alguns dos principais pesquisadores dos estudos futebolísticos no Brasil e no exterior. A publicação preenche lacuna nos estudos da linguagem: é a primeira revista acadêmica dedicada ao tema na área e aceita textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão, pois o objetivo é a internacionalização”, explica. FuLiA traz, ainda, uma seção denominada Poética, com espaço para imagens, textos, áudios e vídeos artísticos.
Com periodicidade quadrimestral e de fluxo contínuo, a revista aceita artigos e ensaios – preferencialmente de doutores – cujo conteúdo discuta questões teóricas e críticas pertinentes aos estudos da linguagem, da arte, da memória e da cultura em interface com o futebol e outros esportes.
A publicação é editada pelo Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA), da Faculdade de Letras. Fundado em 2010, o grupo é o primeiro da área de letras dedicado exclusivamente ao futebol no Brasil.