Coberturas especiais

Trabalho coletivo, sustentabilidade e diversidade marcaram a Semana do Conhecimento

Cerimônia de encerramento premiou estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da UFMG

A cerimônia de encerramento encheu o auditório da Reitoria
A cerimônia de encerramento encheu o auditório da Reitoria Foto: Jebs Lima | UFMG

Sustentabilidade, diversidade e trabalho integrado foram as características que se destacaram na 33ª edição da Semana do Conhecimento UFMG, ressaltou na tarde de hoje (sexta, 25) o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira. Ele presidiu a cerimônia de encerramento do evento, iniciado na última segunda -feira. O encontro teve a presença de estudantes, familiares e docentes que acompanharam a entrega das muitas premiações. A Semana reuniu trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão produzidos por estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos.

Alessandro Moreira destacou a importância do trabalho coletivo para a realização dos eventos da Semana do Conhecimento. “É importante ressaltar a capacidade da Universidade de trabalhar de forma integrada. Sem esse esforço coletivo, a gente não consegue alcançar os nossos objetivos, entregando à sociedade todo o conhecimento científico e os benefícios da transferência de tecnologia e inovação”, declarou o vice-reitor.

Alessandro:
Alessandro: políticas públicasFoto: Jebs Lima | UFMG

Ele propôs à comunidade acadêmica o desafio de divulgar as ações de sustentabilidade promovidas pela Universidade, reunidas no programa UFMG Sustentável, sobretudo quando o mundo enfrenta os efeitos desastrosos das mudanças climáticas. "É preciso conhecer e valorizar a diversidade natural", acrescentou Alessandro. "Só assim poderemos continuar preservando e incentivando os governos a criar políticas públicas adequadas."

Propagação do conhecimento
“Tem sido muito significativo o impacto da UFMG na busca da sustentabilidade, como mostrou o painel sobre o tema realizado ontem, e do conhecimento aprofundado dos biomas brasileiros e do patrimônio cultural do país”, corroborou o pró-reitor de Pesquisa, Fernando Reis. Ele ressaltou também que o evento propôs reflexão importante sobre a importância da participação da comunidade acadêmica na propagação do conhecimento.

Fernando Reis exaltou a participação de todos na Semana do Conhecimento. “O evento foi uma oportunidade, muito bem aproveitada, de os participantes descobrirem com orgulho a qualidade e a abrangência do conhecimento que nós produzimos nesta instituição. A Semana também é o momento de prestarmos contas à sociedade, de estreitarmos os laços e renovarmos o nosso compromisso com a formação de pessoas aptas a pensar e reinventar o mundo. Esta é a missão da UFMG”, afirmou.

A mesa da cerimônia foi formada também pelo pró-reitor de Extensão, Glaucinei Corrêa, a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leônor Gonçalves, a diretora adjunta de Relações Internacionais, Bárbara Orfanò, a diretora de Mobilidade, Estágio e Bolsas da Prograd, Fabiane Ribeiro Ferreira, e a diretora adjunta do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Daniela Vaz.

Trabalhos e premiações
Iniciação Científica e Tecnológica: 2.840 trabalhos / 26 premiados
Extensão: 732 trabalhos / 26 premiados
Graduação: 156 trabalhos / 6 premiados