Revisão de textos no ambiente legal é tema de palestra na Fale
Profissional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai mostrar as especificidades do trabalho com diferentes gêneros textuais
Na manhã deste sábado, 24, o auditório 1007 da Faculdade de Letras vai abrigar palestra sobre o trabalho de revisão de textos no ambiente legal, no âmbito do projeto Letras Debate. Das 10h às 12h, o revisor Antônio Barbosa da Silveira vai contar sobre a sua experiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A participação é gratuita.
Em sua atuação como revisor na ALMG, Silveira colaborou na produção do Manual de Redação Parlamentar da Casa. Na palestra Considerações sobre a revisão de textos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ele vai abordar, entre outros tópicos, a variedade de gêneros textuais com que esse profissional se depara em seu dia a dia.
“A revisão de um pronunciamento requer critérios diferentes da revisão de um projeto de lei ou de um parecer”, explica o revisor. “O profissional deve ter sólida formação linguística que o capacite a transitar por essa variedade de textos de forma segura, lúcida e coerente.”
Para participar da atividade, que tem coordenação da professora da Faculdade de Letras Lúcia Fulgêncio, os interessados precisam fazer inscrição no site Letras Debate. Haverá emissão de certificados; as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas no site do evento ou pelo endereço letrasdebate.ufmg@gmail.com.
Perspectivas de atuação
As atividades do Letras Debate põem discussão as perspectivas de atuação do profissional de letras no mercado de trabalho. As palestras e seminários ocorrem em algumas manhãs de sábado.
A participação no evento também possibilita ao aluno integralizar os créditos de Atividades Acadêmicas Científico-culturais (AACC) exigidos pelo projeto pedagógico da Faculdade de Letras.