Trabalhos nas áreas de Bioinformática, Engenharia de Estruturas e Psicologia vencem o Grande Prêmio UFMG de Teses 2016
Em solenidade realizada no auditório da Reitoria na noite desta quinta-feira, 20, foram anunciados os vencedores do Prêmio UFMG de Teses 2016, que contemplou 44 trabalhos de doutorado defendidos em 2015 nos cursos de pós-graduação da Universidade.
Três autores receberam o Grande Prêmio UFMG de Teses 2016: Tiago Antônio de Oliveira Mendes, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Bioinformática, no grupo de grandes áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Renata Maria Moreira Moraes Furlan, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas, no grupo de grandes áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, e Isabela Saraiva de Queiroz, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia, no grupo de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.
Tiago Mendes é autor da tese Genômica evolutiva e o estudo de mecanismos de adaptação do metabolismo de Leishmania ao parasitismo intracelular. Ele foi orientado pela professora Daniella Castanheira Bartholomeu.
Renata Furlan, por sua vez, desenvolveu a tese Proposta de um método alternativo para reabilitação da força da língua utilizando jogos digitais. Seu orientador é o professor Estevam Barbosa de Las Casas, com co-orientação da professora Andréa Rodrigues Motta.
Norma de gênero e uso de drogas: normalização e diferença na experiência de mulheres é a terceira tese vencedora, desenvolvida por Isabela Saraiva, que foi orientada pelo professor Marco Aurélio Máximo Prado.
Os agraciados com o Grande Prêmio receberam medalha e diploma. Também foi outorgada distinção aos programas de pós-graduação nos quais as teses estão vinculadas.
Outros dois doutores receberam menções honrosas: Renê Gonçalves da Silva Carneiro, do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal, e Pedro Augusto Gravatá Nicoli, do Programa de Pós-graduação em Direito.
Rigor e eficiência
Em seu discurso, a pró-reitora de Pós-graduação, Denise Maria Trombert de Oliveira [foto abaixo], disse que o Prêmio UFMG de Teses contribui para reforçar a percepção pública de que a Universidade é rigorosa e eficiente na aplicação dos recursos recebidos, "que se transformam em indicadores de qualidade científica, que projeta o Brasil no mundo e em diversos processos de inovação, que repercutem em diversas esferas e retornam aos nossos reais financiadores, o povo deste país, na forma de melhorias para a educação, para a saúde, para a produção de alimentos, para a habitação, entre tantas outras".
“Creio que boa parte da meia centena de jovens doutores, que serão aqui premiados a seguir, está consciente de que o percurso valeu a pena e que está apenas no início de um longo e muito instigante caminho para realizar o onipresente desejo de busca do conhecimento, que todos os que se dedicam à Universidade compartilham", disse ela, dirigindo-se aos contemplados pelo prêmio.
Para Denise Trombert, a premiação também representa uma oportunidade para se refletir sobre esse momento em que a Universidade se vê ameaçada em sua capacidade de oferecer formação de qualidade. “Não podemos nos calar e aceitar essa situação com passividade. A própria Constituição sofre ameaças que a descaracterizam em sua face cidadã”, disse ela, em alusão à aprovação em primeiro turno, pela Câmara dos Deputados, da PEC 241, que estabelece teto para os gastos públicos e congela as despesas do Governo Federal por até 20 anos.
A dedicação, tenacidade e superação por parte dos agraciados foram aspectos destacados pelo reitor Jaime Ramirez [foto]. "O conhecimento está sempre em movimento, por isso, requer trabalho e entrega de corpo e alma. Uma boa maneira de dimensionar tamanha entrega seria cotejar aquilo de que vocês tiveram que abrir mão para chegar até aqui – e sabemos que não foi pouco. Hoje vocês sabem que o futuro não é dádiva, mas uma conquista", refletiu o reitor em seu pronunciamento.
Para Jaime Ramírez, conhecimento também é herança. "Uma geração antes da nossa se dedicou a guardar e transmitir essa causa, e sem ela não teríamos condições de chegar até esse momento. Assim é justo agradecer a todos que se de dedicam ao sistema de pós-graduação da UFMG", registrou.
Os doutores premiados são, para o reitor, “um bom exemplo das possibilidades oferecidas pela Universidade e de seu compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade. Guardem a UFMG com vocês, por quaisquer que sejam os caminhos trilhados, e permaneçam fieis aos valores desta casa”, aconselhou.
Também compuseram a mesa da cerimônia a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, o pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Humberto Osório Stumpf, e a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Mônica Maria Diniz Leão.
A TV UFMG também acompanhou a cerimônia de premiação. Confira:
Veja a lista de todos os contemplados no Prêmio UFMG de Teses 2015:
Grupo de grandes áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde
1. Genômica evolutiva e o estudo de mecanismos de adaptação do metabolismo de Leishmania ao parasitismo intracelular, de autoria de Tiago Antônio de Oliveira Mendes, defendida no Programa de Pós-graduação em Bioinformática, sob a orientação da professora Daniella Castanheira Bartholomeu.
2. Estudo dos mecanismos envolvidos na reabsorção óssea alveolar induzida pela deficiência de estrógeno, de autoria de Soraia Macari, defendida junto ao Programa de Biologia Celular, sob a orientação da professora Tarcília Aparecida da Silva e co-orientação do professor Mauro Martins Teixeira.
3. A amplitude do conceito de fenótipo estendido em galhas de insetos, de autoria de Renê Gonçalves da Silva Carneiro, defendida no Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal, sob a orientação da professora Rosy Mary dos Santos Isaias e co-orientação do professor Claudio Luis Donnici.
4. Efeitos metabólicos e inflamatórios do glúten de trigo: papel da proteína na obesidade, de autoria de Rachel Horta Freire, defendida no Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia, sob a orientação da professora Jacqueline Isaura Alvarez-Leite e coorientação da professora Luciana Rodrigues Fernandes Meyer.
5. Immune response of calves vaccinated with Brucella abortus S19 or RB51 and revaccinated with RB51, de autoria de Elaine Maria Seles Dorneles, defendida no Programa de Ciência Animal, sob a orientação do professor Andrey Pereira Lage e co-orientação dos professores Andréa Teixeira Carvalho e Márcio Sobreira Silva Araújo.
6. Resposta ao uso de simbiótico sobre o grau de esteatose hepática, supercrescimento bacteriano e concentrações séricas de lipopolisacárides e de adiponectina na esteatoepatite não-alcoólica, de autoria de Silvia Marinho Ferolla Costa, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto, sob a orientação da professora Teresa Cristina de Abreu Ferrari e coorientação da professora Claudia Alves Couto.
7. Papel da acetilcolina secretada pelo cardiomiócito na manutenção da função cardíaca, de autoria de Cibele Rocha Resende, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, Fisiologia e Farmacologia, sob a orientação da professora Silvia Guatimosim Fonseca.
8. Mediadores inflamatórios, sarcopenia, funcionalidade e dor lombar aguda em idosas: estudo longitudinal Back Complaints in the Elders-Brasil, de autoria de Bárbara Zille de Queiroz, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Reabilitação, sob a orientação da professora Leani Souza Máximo Pereira e co-orientação da professora Daniele Sirineu Pereira.
9. Estudo dos mecanismos associados à disfunção cognitiva em modelo murino de malária cerebral, de autoria de Aline Silva de Miranda, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, sob a orientação do professor Antônio Lúcio Teixeira e coorientação da professora Milene Alvarenga Rachid.
10. Avaliação da influência de marcadores genéticos, laboratoriais e clínicos na ocorrência de doença cerebrovascular em crianças com anemia falciforme triadas pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais e acompanhadas no hemocentro de Belo Horizonte da Fundação Hemominas, de autoria de André Rolim Belisário, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente, sob a orientação do professor Marcos Borato Viana e coorientação da professora Cibele Velloso Rodrigues.
11. Quinas amargas brasileiras: histórico, perfil fitoquímico e atividade antihiperglicêmica e antihiperlipidêmica, de autoria de Gustavo Pereira Cosenza, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências de Alimentos, sob a orientação da professora Maria das Graças Lins Brandão.
12. Desenvolvimento de lipossomas pH-sensíveis de superfície modificada com alendronato contendo doxorrubicina para a aplicação no tratamento de metástases ósseas em modelo animal experimental, de autoria de Diego dos Santos Ferreira, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade, sob a orientação da professora Mônica Cristina de Oliveira e coorientação do professor Ricardo José Alves.
13. Fatores ambientais e individuais associados à obesidade, de autoria de Fernanda Penido Matozinhos, defendida no Programa de Pós-graduação em Enfermagem, sob a orientação do professor Jorge Gustavo Velásquez Meléndez e coorientação da professora Larissa Loures Mendes.
14. Filogeografia e evolução de três espécies arbóreas amplamente distribuídas no cerrado: Qualea grandiflora, Q. multiflora e Q. parviflora (Vochysiaceae), de autoria de Renata Santiago de Oliveira Buzatti, defendida no Programa de Pós-graduação em Genética, sob a orientação da professora Maria Bernadete Lovato e coorientação do professor José Pires de Lemos-Filho.
15. Análise do genoma de vírus gigantes: famílias Mimiviridae e Marseilleviridae, de autoria de Felipe Lopes de Assis, defendida no Programa de Pós-graduação em Microbiologia, sob a orientação do professor Jonatas Santos Abrahão e coorientação das professoras Erna Geessien Kroon e Betânia Paiva Drumond.
16. Impacto da má oclusão e do tratamento ortodôntico na qualidade de vida de adolescentes, de autoria de Lucas Guimarães Abreu, defendida no Programa de Pós-graduação em Odontologia, sob a orientação do professor Saul Martins de Paiva e coorientação da professora Elizabeth Maria Bastos Lages.
17. Efeitos do exercício físico na infecção experimental por Toxocara canis, de autoria de Nathália Maria Resende, defendida no Programa de Pós-graduação em Parasitologia, sob a orientação do professor Ricardo Toshio Fujiwara e coorientação do professor Gustavo Tadeu Volpato.
18. Análise farmacoepidemiológica e farmacoeconômica do tratamento da espondilite anquilosante com os bloqueadores do fator de necrose tumoral (TNF), de autoria de Marina Amaral de Ávila Machado, defendida no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, sob a orientação do professor Francisco de Assis Acurcio e co-orientação do professor Cristiano Soares de Moura.
19. Padrões e processos biogeográficos em meio a déficits de conhecimento biológico: um estudo da biota terrestre brasileira, de autoria de Ubirajara de Oliveira, defendida no ao Programa de Pós-graduação em Zoologia, sob a orientação do professor Adalberto José dos Santos e coorientação do professor Paulo De Marco Júnior.
20. Partição da energia e exigências nutricionais no terço final da gestação e avaliação do perfil metabólico durante o período de transição de vacas Gir e F1 Holandês x Gir, de autoria de Helena Ferreira Lage, defendida no Programa de Pós-graduação em Zootecnia, sob a orientação da professora Ana Luiza da Costa Cruz Borges.
Grupo de grandes áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias
1. Understanding, modeling and predicting the popularity of online content on social media applications, de autoria de Flavio Vinicius Diniz de Figueiredo, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação, sob a orientação da professora Jussara Marques Almeida.
2. Transmutação de rejeitos radioativos em sistemas híbridos de fusão-fissão, de autoria de Carlos Eduardo Velasquez Cabrera, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares, sob a orientação da professora Maria Auxiliadora Fortini Veloso e co-orientação da professora Cláubia Pereira Bezerra Lima.
3. Proposta de um método alternativo para reabilitação da força da língua utilizando jogos digitais, de autoria de Renata Maria Moreira Moraes Furlan, defendida no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas, sob a orientação do professor Estevam Barbosa de Las Casas e co-orientação da professora Andréa Rodrigues Motta.
4. Takagi-Sugeno models in a tensor product approach exploiting the representation, de autoria de Víctor Costa da Silva Campos, defendida no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, sob a orientação do professor Leonardo Antônio Borges Tôrres e co-orientação do professor Reinaldo Martinez Palhares.
5. Evaluation of corrosion resistance of thick UNS S32304 lean duplex stainless steel plates welded by SMAW, GMAW and FCAW in corrosive environment of biodiesel industry, de autoria de Dalila Chaves Sicupira, defendida no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, sob a orientação da professora Vanessa de Freitas Cunha Lins e co-orientação do professor Gerald Frankel.
6. Estudo de propriedades estruturais e óticas de heteroestruturas formadas com materiais bidimensionais, de autoria de Ingrid David Barcelos, defendida no Programa de Pós-graduação em Física, sob a orientação do professor Ângelo Malachias de Souza e co-orientação dos professores Rodrigo Gribel Lacerda e Christoph Deneke.
7. Transformações de compostos terpênicos via reações catalíticas: valorização de matéria-prima de origem natural, de autoria de Vinícius Vieira Costa, defendida no Programa de Pós-graduação em Química, sob a orientação da professora Elena Vitalievna Gusevskaya e co-orientação da professora Kelly Alessandra da Silva Rocha.
8. Dessulfuração de biogás da metanização da vinhaça: uma nova abordagem para remoção de altas concentrações de H2S, de autoria de Luis Felipe de Dornfeld Braga Colturato, defendida no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, sob a orientação do professor Carlos Augusto de Lemos Chernicharo.
Grupo de grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes
1. Redes sociais virtuais como espaços para ações coletivas: possibilidades de interação e organização em movimentos sociais, de autoria de Wellington Tavares, defendida no Programa de Pós-graduação em Administração, sob a orientação da professora Ana Paula Paes de Paula.
2. Arquitetura como infraestrutura, de autoria de Carlos Alberto Batista Maciel, defendida no Programa de Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da professora Maria Lúcia Malard.
3. Objetos transplantados: a presença da mobília na arte, de autoria de Roberto Bethônico Figueiredo, defendida no Programa de Pós-graduação em Artes, sob a orientação da professora Patricia Dias Franca-Huchet.
4. Informação e movimentos sociais sob a perspectiva do campo social da Ciência da Informação: uma análise a partir da Marcha das Vadias, de autoria de Ana Amélia Lage Martins, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, sob a orientação da professora Alcenir Soares dos Reis.
5. A rede brasileira de instituições de accountability: um mapa do enfrentamento da corrupção na esfera local, de autoria de Ana Luiza Melo Aranha, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência Política, sob a orientação do professor Fernando de Barros Filgueiras.
6. Da cena do contato ao inacabamento da história: Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-), de autoria de Clarisse Maria Castro de Alvarenga, defendida no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, sob a orientação do professor André Guimarães Brasil e co-orientação da professora Cláudia Cardoso Mesquita.
7. Custos com benefícios para o financiamento de cuidados de longa duração para idosos com dependência: estimativas e projeções para o Brasil, de autoria de Alane Siqueira Rocha, defendida no Programa de Pós-graduação em Demografia, sob a orientação do professor Cássio Maldonado Turra.
8. O sujeito trabalhador e o Direito Internacional Social: a aplicação ampliada das normas da Organização Internacional do Trabalho, de autoria de Pedro Augusto Gravatá Nicoli, defendida no Programa de Pós-graduação em Direito, sob a orientação da professora Daniela Muradas Reis.
9. A produção da relação centro e periferia no pensamento econômico: das teses marxistas do imperialismo capitalista às teorias da dependência, de autoria de Vinícius Vieira Pereira, defendida no Programa de Pós-graduação em Economia, sob a orientação do professor João Antônio de Paula.
10. A profissionalidade emergente dos licenciandos em música: conhecimentos profissionais em construção no Pibid Música, de autoria de Nair Aparecida Rodrigues Pires, defendida no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, sob a orientação da professora Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben.
11. Que Bom, Que Bom, Ai, Que Bom! Da existência da relação retórica de interjeição, de autoria de Geovane Fernandes Caixeta, defendida no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, sob a orientação da professora Maria Beatriz Nascimento Decat.
12. Comunidades essenciais, legiões demoníacas: multidão, literatura e riqueza comum, de autoria de Alemar Silva Araújo Rena, defendida no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, sob a orientação da professora Myriam Corrêa de Araújo Ávila.
13. Por uma reformulação do empirismo construtivo a partir de uma reavaliação do conceito de observabilidade, de autoria de Alessio Gava, defendida no Programa de Pós-graduação em Filosofia, sob a orientação da professora Patrícia Maria Kauark Leite.
14. A mobilidade da cidade aos pedaços: espaço-tempo-corpo dos deslocamentos em Belo Horizonte, de autoria de Marcelo Cintra do Amaral, defendida no Programa de Pós-graduação em Geografia, sob a orientação da professora Heloisa Soares de Moura Costa.
15. Do “triunfo nos trópicos” ao “fim da civilização”: “raça”, história e nacionalidade na perspectiva dos intelectuais monarquistas-católicos (1889-1917), de autoria de Flávio Raimundo Giarola, defendida no Programa de Pós-graduação em História, sob a orientação do professor Eduardo França Paiva.
16. Norma de gênero e uso de drogas: normalização e diferença na experiência de mulheres, de autoria de Isabela Saraiva de Queiroz, defendida no Programa de Pós-graduação em Psicologia, sob a orientação do professor Marco Aurélio Máximo Prado.
De acordo com a resolução que institui o prêmio, cada programa de pós-graduação indica sua melhor tese do período, e os trabalhos, avaliados por comissão ad hoc indicada pela Câmara de Pós-graduação, concorrem em duas categorias: o Prêmio UFMG e o Grande Prêmio UFMG de Teses.
O Grande Prêmio UFMG de Teses é entregue a três autores – um de cada grupo de áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Também são entregues menções honrosas.
O Grande Prêmio UFMG de Teses 2016 consiste na concessão, ao autor da tese, de medalha e diploma. Ao orientador da tese selecionada, é concedido um diploma. O Programa de Pós-graduação a que se vincula a tese selecionada recebe uma distinção.