Trem Tan Tan sobe ao palco do Quarta Doze e Trinta com seu 'sambabilolado'
O grupo Trem Tan Tan, formado por beneficiários do programa de saúde mental da Prefeitura de Belo Horizonte, é atração do Quarta Doze e Trinta de amanhã, dia 18, em programação que integra a 4ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG.
As músicas do grupo são inspiradas nas experiências dos próprios integrantes, pessoas com sofrimento mental que se valem das canções para denunciar preconceitos e desmitificar ideias associadas à loucura. No espetáculo Sambabilolado e outros tan tans, o grupo se posiciona a favor da liberdade e de uma sociedade sem manicômios.
O show, com entrada franca, começa às 12h30, na Praça de Serviços, campus Pampulha.
Trem Tan Tan
Formado por usuários dos centros de convivência Venda Nova e Providência e coordenado pelo músico e poeta Babilak Bah, o grupo recebeu esse nome em referência aos trens que, na década de 80, levavam cidadãos considerados loucos para o manicômio de Barbacena.
Com 13 anos de existência, o grupo milita pela inserção social, pelo resgate da cidadania do cidadão com sofrimento mental e pelo tratamento em liberdade em uma rede de serviços substitutivos ao manicômio. Já gravou os CDs Trem Tan Tan, de 2002, e Sambabilolado, de 2008, além do DVD Sambabilolado e outros tan tans.