UFMG fará coleta de resíduos eletroeletrônicos para descarte
Resíduos eletroeletrônicos serão recolhidos nas unidades acadêmicas e administrativas do campus Pampulha no dia 1º de fevereiro, sob a coordenação do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da Pró-reitoria de Administração. Equipamentos pessoais também podem ser descartados, a critério do setor administrativo de cada unidade.
A coleta é realizada desde 2013 na UFMG, com frequência trimestral. Os resíduos são levados pela Naturallis Minas, empresa que faz a reciclagem dos materiais. Em 2016, foram descartados cerca de cinco toneladas de resíduos eletroeletrônicos em cada coleta na Universidade.
As unidades deverão encaminhar ao DGA um levantamento da quantidade de resíduos para descarte. O material institucional coletado não deve possuir patrimônio, por isso é necessário a realização do processo de desfazimento pelo setor de patrimônio de cada unidade. No ato da coleta, os responsáveis pelas unidades deverão assinar termo de compromisso fornecido pelo DGA atestando que todo o material está despatrimoniado.
São considerados resíduos eletroeletrônicos equipamentos como monitores, teclados, mouses, laptops, CPUs, rádios, impressoras, telefones, eletrodomésticos e materiais de comunicação e de informática em geral.