UFMG firma acordos de cooperação com Unam, do México
Cátedra e cotutelas estão entre os objetos da parceria
A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG anunciou, na última quinta (5), a realização de três acordos entre a UFMG e a Universidad Nacional Autónoma de México (Unam). O compromisso entre as duas instituições promoverá o intercâmbio de docentes e de estudantes da graduação e da pós-graduação.
Ficou estabelecido que as duas universidades estarão incumbidas da criação da Cátedra Brasil-México, o que favorecerá o intercâmbio de professores para atividades de ensino, pesquisa e extensão pelo prazo de até seis semanas. O tratado também prevê que alunos da pós-graduação de uma instituição possam permanecer na universidade parceira por até um ano para a realização de cotutela e obtenção de dupla titulação. Um acordo de mobilidade de estudantes da graduação também entrará em vigor e já poderá receber inscrições a partir de 2020.
“A intensificação das relações com a Unam, além de descortinar novas oportunidades acadêmicas, propicia a consolidação de nossa cooperação na América Latina, alcançando o México de maneira inédita. Os instrumentos jurídicos firmados propiciarão fluxo contínuo e vigoroso entre UFMG e Unam nos próximos anos”, afirmou o professor Aziz Tuffi Saliba, diretor de Relações Internacionais da UFMG.
Fundada em 1551, a Unam é uma das instituições de ensino mais antigas das América e a maior universidade da América Latina, com 365 mil estudantes espalhados por todos os estados mexicanos.