UFMG Jovem homenageia pioneiros e reforça compromisso com a educação básica
Até esta terça, estudantes de 92 escolas públicas e privadas expõem trabalhos na tradicional feira de ciências, que completa 25 anos em 2024
Foi aberta nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, a UFMG Jovem, evento que comemora 25 anos em 2024. A cerimônia inaugural contou com a participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, da subsecretária de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Cláudia Lara, da pró-reitora Adjunta de Extensão da UFMG, Carmen Vergara, da diretora de Divulgação Científica (DDC/Proex), Débora D'Ávila Reis, da coordenadora da 25ª edição, Renata Amaral, e da chefe do Departamento de Química do ICEx, Arilza de Oliveira Porto. A cerimônia teve ainda a apresentação do Grupo de Percussão da UFMG.
Até terça-feira, 8 de outubro, estudantes e professores de 92 escolas públicas e privadas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de ensino fundamental e ensino médio apresentarão suas produções no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3) do campus Pampulha. Serão expostos 167 trabalhos de escolas de 50 municípios de Minas Gerais e de outros estados do país.
Intercâmbio fortalecido
Na abertura, a coordenadora da 25ª UFMG Jovem, Renata Amaral, que também é professora do Centro Pedagógico da UFMG, destacou que o evento teve recorde de participação em todas as suas atividades. "Isso reforça o interesse da educação básica de manter o diálogo com a Universidade e mostra o fortalecimento desse intercâmbio de conhecimentos e saberes", afirmou.
O evento é realizado em conjunto com o 3º Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência, vinculado ao programa de extensão 1000 Futuros Cientistas. "A construção de parcerias é fundamental para consolidação da inserção social, divulgação científica e empreendedorismo na educação básica", frisou a chefe do departamento de Química, Arilza de Oliveira Porto.
Divulgadores da ciência
A pró-reitora Adjunta de Extensão, Carmen Vergara, prestou homenagem a pessoas que contribuíram para a construção da história da feira, como os professores Beatriz Alvarenga, Maria Helena Michel, Marcos Roberto Moreira, Andréa Horta Machado, Silvânia Sousa Nascimento e Ana Cristina Vaz, que participou da organização desde a primeira edição.
Emocionada, a professora Ana Cristina agradeceu a homenagem e destacou a importância das instituições de ensino para o estímulo ao protagonismo científico de crianças e adolescentes. "É fundamental que professores, famílias e gestores se unam para valorizar a participação ativa dos estudantes no desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Essas experiências não apenas enriquecem a aprendizagem, como também os tornam cidadãos mais críticos e engajados", salientou Ana Cristina.
Ao reiterar o compromisso da UFMG com a sociedade por intermédio da divulgação científica, a reitora Sandra Goulart Almeida conclamou professores e estudantes a serem "divulgadores da ciência". "Vocês vão sair daqui com um compromisso. Cada um vai divulgar mais informações verdadeiras sobre a ciência, sobre a Universidade e sobre as coisas importantes para o nosso país", disse Sandra.
Fernando Sabino
A 25ª edição tem como tema Minas é um mundo: diversidade, saberes e tecnologias sociais. O evento homenageia o escritor e jornalista mineiro Fernando Sabino, cujo filho e também escritor, Bernardo Sabino, participará da programação. Nesta homenagem, também haverá a entrega de um quadro pintado pelo estudante do Centro Pedagógico Davi Barbosa.
A 25ª UFMG Jovem inclui exposição de trabalhos do desafio O meu segredo para ser feliz, que tem o objetivo de estimular a imaginação dos participantes sobre a percepção sobre a felicidade, e o #ExploraUFMG, em que os estudantes da educação básica participam de visitas guiadas a museus, centros de memória e espaços de educação não formal da Universidade.
O Conversa com cientistas promoverá encontro entre cientistas, estudantes e professores da Universidade. A UFMG Jovem também oferece oficinas de experimentos, jogos científicos, palestras e apresentação de vídeos didáticos.
Realizado desde 1999, o evento busca construir um espaço para a interação da universidade com a educação básica e intercâmbios de ideias com base na divulgação dos trabalhos. A atividade também estimula a cultura científica e práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.
A UFMG Jovem é organizada pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG. Outras informações estão disponíveis no site e no perfil do evento no Instagram.