UFMG lança política de inclusão digital para garantir acesso ao ensino remoto emergencial
Por meio de quatro chamadas, serão oferecidos auxílio para acesso à internet, compra e empréstimo de computadores e aquisição de equipamentos para estudantes com deficiência
A UFMG divulgou nesta terça-feira, 30 de junho, quatro chamadas que integram a sua Política de Inclusão Digital, formulada para assegurar acesso do corpo discente a equipamentos de informática e a redes de internet. A medida é essencial para que todos os estudantes de graduação e pós-graduação, incluindo aqueles com deficiência, possam acompanhar as atividades que serão ministradas de forma emergencial e remota em meio à pandemia de covid-19.
De acordo com decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), as atividades na pós-graduação serão retomadas a partir desta quarta-feira, 1º de julho. As aulas na graduação, também em regime remoto e emergencial, recomeçam a partir de 3 de agosto.
As quatro chamadas receberão inscrições de 1º a 20 de julho. A primeira é destinada à aquisição de equipamentos por estudantes de primeira graduação, em regime presencial, regularmente matriculados e frequentes. Será concedido auxílio de R$ 1,5 mil.
A segunda prevê a oferta de auxílio para contratação de serviços de internet, softwares e outros recursos para beneficiar a inclusão de estudantes de graduação assistidos por programas da Universidade, regularmente matriculados e frequentes em cursos presenciais. Os valores serão de R$ 100 para assistidos nível 1, R$ 80 para o nível 2 e R$ 70 para o nível 3. O repasse será feito mensalmente durante o período de vigência do ensino emergencial remoto.
Ampliação de medidas
Também aberta a estudantes de graduação, a terceira chamada tem como foco empréstimos de computadores. Serão priorizados os estudantes classificados nos níveis 1, 2 e 3 (nessa ordem), com avaliação socioeconômica em vigor, renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio, sempre com preferência para as menores rendas brutas per capita. Estudantes não incluídos na Política de Assistência Estudantil da UFMG deverão solicitar avaliação socioeconômica, preenchendo o questionário disponível no site da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).
A quarta chamada destina-se à aquisição de material acadêmico específico (equipamentos de tecnologia assistiva e/ou tecnológicos) para estudantes de graduação com deficiência. Eles também devem estar cursando sua primeira graduação, regularmente matriculados e frequentes no primeiro semestre de 2020, acompanhados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e assistidos por programas da UFMG gerenciados pela Fump. Cada estudante poderá pleitear valor único de até R$ 1,5 mil.
Na semana passada, a UFMG já havia lançado chamada destinada a estudantes de pós-graduação para acesso à internet.
De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, os recursos das chamadas de aquisição de equipamentos e contratação de serviços de internet são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). “Já a chamada de empréstimos de computadores conta com recursos próprios da UFMG. A Universidade firmou um contrato com uma empresa de aluguel dos equipamentos e vai repassá-los aos estudantes”, informa o pró-reitor.
O prazo de inscrições das quatro chamadas encerra-se inicialmente no dia 20 de julho. “A UFMG tem 7,5 mil estudantes assistidos, e vamos monitorar o andamento das inscrições. Se for necessário, faremos novas chamadas. Nossa intenção é promover uma busca ativa, por meio de telefonemas e ações em redes sociais, para garantir que todos sejam incluídos nesse processo”, afirma Tarcísio.
Além das chamadas, a política de inclusão digital da UFMG prevê a reestruturação da rede de internet sem fio nas moradias universitárias. A entrega está prevista para a segunda semana de agosto.
Consulta
As chamadas de acesso à internet e a equipamentos de informática tiveram por base os resultados de consultas feitas a estudantes de graduação e pós-graduação para identificar as condições de acesso remoto e de estudos fora do ambiente acadêmico.
Na graduação, mais de 23 mil alunos participaram do levantamento, o que corresponde a 71,86% do número de estudantes ativos na instituição. Desse total, 12,9 mil estudantes são de ampla concorrência, e 9,7 mil, ingressantes pelo regime de reserva de vagas (cotas). Perto de 28% dos estudantes não responderam ao formulário.
Dos graduandos que responderam à consulta, 19 mil declararam ter ótimas ou boas condições de acesso à Internet (82,29%). Outros 2,7 mil estudantes afirmaram ter condições razoáveis (11,72%), e 1,3 mil (5,99%) indicaram que suas condições são precárias.
Participaram da consulta mais de 23 mil alunos, o que corresponde a 71,86% dos estudantes ativos da graduação.
Na pós-graduação, quase cinco mil pessoas responderam ao formulário (2.481 mestrandos e 2.456 doutorandos), o que representa 51% do universo de estudantes ativos na UFMG nesse nível de ensino. Mais de 2,2 mil mestrandos afirmaram ter ótimas ou boas condições de acesso à Internet (89,82%), enquanto 153 disseram ter condições razoáveis (6,17%) e 121 declararam ter condições precárias (4,36%).
Entre os doutorandos, o índice daqueles que afirmaram ter ótimas ou boas condições de acesso à internet chega a 90,84% (2.231 estudantes). Outros 118 estudantes declararam ter condições razoáveis (4,81%), e 107 disseram ter condições precárias (4,36%).
O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira avalia que o resultado da consulta foi expressivo e possibilita o planejamento de ações e estratégias para assegurar que o corpo discente tenha condições de acesso ao conteúdo das disciplinas por meio remoto emergencial. “Conseguimos traçar um retrato bem preciso das pessoas que participaram da consulta, e ele nos ajudou a atuar para assegurar que as medidas que estamos adotando [as quatro chamadas de graduação e a de pós-graduação] alcancem a totalidade das pessoas que precisam de suporte, sejam ou não estudantes assistidos pela UFMG por meio da Fump”, sustenta o professor.
Alessandro Moreira destaca que a UFMG também precisa olhar para o contingente de estudantes – em torno de 28% – que não responderam ao levantamento, dos quais 5.034 ingressaram na modalidade de ampla concorrência, e 3.679, na de reserva de vagas. “É importante também adotar medidas para alcançar esse público", afirma o vice-reitor, acrescentando que o levantamento possibilitou conhecer os cursos de graduação desses estudantes, o que assegura sua inclusão na política lançada pela Universidade.
Apadrinhamento digital
Outra frente de ampliação dos níveis de inclusão digital do corpo discente da UFMG é a campanha de apadrinhamento lançada pela Fump.
A Bolsa Apadrinhamento Inclusão Digital será destinada aos estudantes de Belo Horizonte e Montes Claros que não possuem equipamentos como computadores ou notebooks. Eles devem estar cursando a primeira graduação na UFMG e regularmente matriculados, frequentes e classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III, nessa ordem de prioridade. O objetivo é oferecer oportunidade para que esses estudantes adquiram ou recebam um computador ou notebook para favorecer a realização das atividades acadêmicas necessárias à sua formação.
Os padrinhos e madrinhas poderão doar notebook ou computador com configuração mínima Core 2 Duo, 4GB, 500 HD / 120 SSD ou contribuir em dinheiro. Os depósitos de qualquer valor poderão ser feitos em contas correntes da Fump:
Banco do Brasil: agência: 1615-2, conta corrente 22.942-3. CNPJ da Fump: 17.220.583.0001-69
Santander: agência 4546, conta corrente 13.004008-3. CNPJ da Fump: 17.220.583.0001-69
O benefício será concedido por meio de bolsa no valor de R$ 1,5 mil depositado na conta do estudante assistido.