UFMG participa de mutirão de orientação sobre o câncer de mama
Ação coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde será realizada no sábado, 19, e domingo, 20, na Praça da Liberdade
Neste sábado, 19 de outubro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, doença que teve mais de 70 mil novos casos registrados no país, no ano passado, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Neste fim de semana (19 e 20 de outubro), a UFMG participa de atividades do Programa Cuidar na hora certa – saúde aqui tem pressa, em ação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde com dezenas de colaboradores. As atividades serão realizadas na Praça da Liberdade (em frente ao Memorial Vale).
Nos dois dias, das 8h às 16h, serão oferecidas várias atividades educativas, de sensibilização e informação, além de serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, realização de mamografias e ultrassonografias, orientação sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, reconstrução mamária e rede de apoio às pacientes.
Manequins para autoexame
Em abordagem multidisciplinar, a UFMG oferecerá orientações sobre diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Esse trabalho é feito durante todo ano, nas unidades básicas de saúde, por bolsistas de extensão. A professora Torcata Morim, da Escola de Enfermagem, que participará da ação com outras docentes e estudantes da escola, conta que a equipe se revezará no sábado (manhã e tarde) e no domingo (manhã) para atender a população que passar pela Praça da Liberdade.
“Levaremos manequins de mamas para facilitar as orientações sobre autoexame e estaremos disponíveis para tirar dúvidas sobre diagnóstico e tratamento da doença, temas que integram o campo de ensino clínico das disciplinas ofertadas no curso de Enfermagem e nos projetos de extensão”, adianta Torcata Morim.
Além da professora, participarão do mutirão estudantes da área de saúde e as professoras Nágela Cristine Pinheiro dos Santos, Rafaela Siqueira Costa Schereck e Eunice Francisca Martins, da Escola de Enfermagem. A enfermeira Leydiane Andrade Ferreira, do Ambulatório Jenny Faria, vinculado ao Hospital das Clínicas (HC/Ebserh), e estudantes da Faculdade de Medicina, orientados pela professora Clarissa Leite Turner, da Liga de Cirurgia Plástica, vão falar sobre direito à cirurgia de reconstrução mamária oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a enfermeira Leydiane Ferreira, será uma oportunidade para que as mulheres conheçam melhor as medidas preventivas para diminuir os riscos de desenvolver um câncer. "Existem alguns fatores não modificáveis, como o aumento da idade e a questão genética, mas há outros muitos fatores modificáveis, como a prática de atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar consumo de bebida alcóolica e fazer os exames de rastreio como medidas de prevenção", incentiva.
Veja a programação completa nas redes sociais @saudemg. Um panorama das ações da UFMG no campo da saúde está descrito neste fôlder.