UFMG reconhece legitimidade da greve e mantém diálogo com docentes e técnicos
Reitoria informa que tem acompanhado de perto as demandas e negociações dos dois segmentos
Em nota à comunidade acadêmica, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira afirmam que consideram justas as reivindicações dos servidores docentes e técnicos-administrativos e que têm procurado dialogar com os dois segmentos e “estabelecer consenso para garantir os serviços essenciais próprios de cada unidade e órgão”.
No comunicado, os dirigentes informam, ainda, que, após o término da greve, eventual ajuste no calendário acadêmico, caso necessário, será apreciado e deliberado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).
Leia a íntegra da nota (formato PDF), também reproduzida a seguir.
Nota à comunidade
A UFMG reconhece a legitimidade e considera justas as reivindicações dos servidores técnico-administrativos em educação e docentes junto ao governo federal. Greve é um direito constitucional da classe trabalhadora e compete aos sindicatos e a cada servidor a decisão de como e quando exercê-lo. Empenhado na manutenção do diálogo e da gestão democrática, este reitorado tem realizado reuniões com o comando de greve dos docentes e dos técnico-administrativos e acompanhado de perto as demandas e as negociações, procurando dialogar e estabelecer consenso para garantir os serviços essenciais próprios de cada unidade e órgão.
Comprometida com a defesa do interesse coletivo, com a valorização de seus servidores, com o respeito à garantia dos direitos e com o fortalecimento de nossa instituição, a administração central da UFMG comunica que, como historicamente é feito, após o término da greve, caso seja necessário, eventual ajuste no calendário acadêmico será apreciado e deliberado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), segundo os termos do Regimento Geral da UFMG e da legislação vigente sobre o tema.
Com os nossos cumprimentos cordiais,
Belo Horizonte, 22 de abril de 2024.
Sandra Regina Goulart Almeida - reitora
Alessandro Fernandes Moreira - vice-reitor