Um dos maiores biógrafos de Karl Marx, Marcello Musto passa temporada na UFMG
Professor da York University, no Canadá, e catedrático do Ieat, ele tem se reunido com parceiros de pesquisa e vai ministrar conferência e minicurso
O professor Marcello Musto, da York University, no Canadá, considerado um dos maiores biógrafos de Karl Marx, cumpre temporada na UFMG até meados de dezembro, como catedrático do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da Universidade.
Durante sua temporada na UFMG, Musto vai ministrar o minicurso Novos rostos de Marx e a conferência de abertura do Seminário Anual do Ieat 2024, agendada para 10 de dezembro, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Ele também vai lançar, em data a ser definida, a coletânea O essencial de Marx e Engels, editada neste ano pela Boitempo.
O pesquisador italiano, que atua sobretudo com a teoria política crítica, tem se reunido regularmente com professores e estudantes da UFMG – do direito, da ciência política, economia, filosofia e medicina social, entre outros campos – para dar seguimento a estudos conjuntos e dar início a novos projetos.
Obras em 25 idiomas
As quatro aulas do minicurso Novos rostos de Marx, destinado a alunos de graduação e de pós-graduação, serão realizadas, uma por semana, de 13 de novembro a 4 de dezembro, na Faculdade de Direito. As inscrições estão esgotadas, mas as sessões serão oportunamente publicadas em vídeo pelo Ieat. Os temas das aulas são A crítica do jovem Marx, A gênese do Capital, Marx militante político da Primeira Internacional e As investigações do último Marx.
Marcello Musto é amplamente reconhecido como um dos principais especialistas na reinterpretação dos estudos sobre Marx nas últimas décadas. Suas obras foram traduzidas para 25 idiomas, o que consolida sua influência global. “Musto é, com certeza, uma das figuras intelectuais mais relevantes globalmente”, afirma o professor David Gomes, da Faculdade de Direito, que leciona e pesquisa na área da sociologia jurídica. “Ele é também um grande articulador de pesquisas sobre o marxismo, e viaja o mundo todo com essa finalidade.”
No Brasil, Marcello Musto publicou obras como O velho Marx: uma biografia de seus últimos tempos (Boitempo, 2018), Repensar Marx e os marxismos: Guia para novas leituras (Boitempo, 2022) e Karl Marx: biografia intelectual e política (1857-1883) (Expressão Popular, 2023). Musto também organizou importantes coletâneas, como Trabalhadores, uni-vos! Antologia política da I Internacional (Boitempo, 2014), O renascimento de Marx: principais conceitos e novas interpretações (Autonomia Literária, 2023) e O essencial de Marx e Engels (Boitempo, 2024).