Uso do mapa conceitual é tema de webinar na próxima quarta
Série é promovida pelo Programa Integração Docente
Uma das ferramentas de estudos mais difundidas, o mapa conceitual será tema de webinar oferecido pelo programa Integração Docente nesta quarta-feira, 23, das 14h às 16h, com transmissão pelo canal do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) no YouTube e tradução para Libras.
A formação será ministrada pela professora Karla Rona, da Escola de Enfermagem, e pelo técnico em Assuntos Educacionais Marcos Tarquínio, vinculado à Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da UFMG. Eles vão abordar as aplicações pedagógicas e suas relações com a aprendizagem significativa. A atividade ficará gravada para quem não puder acompanhá-la ao vivo.
Proposta pelo psicólogo da educação David Ausubel, a noção define que o processo de aprendizagem torna-se significativo quando uma nova ideia se relaciona com conhecimentos prévios do estudante, levando à atualização e ampliação do conceito apreendido.
Esse é o nono webinar promovido pelo programa. Os anteriores, que trataram de temas como recursos do Moodle, produção de videoaulas com
smartphones, avaliação e mediação pedagógica no ensino remoto emergencial, estão disponíveis na página da iniciativa.