Vencedor do 60º Prêmio Jabuti fala sobre obra ao programa Universo Literário
‘À cidade’, do cearense Mailson Furtado, conquistou duas categorias do prêmio: melhor livro de poesia e livro do ano
Vencedor do 60º Prêmio Jabuti, com o livro À cidade, o cearense Mailson Furtado traz para a poesia um olhar sobre Varjota, cidade do Ceará onde vive com sua família. O Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, que, desde 1959, homenageia escritores nacionais em diversos eixos e categorias. A obra de Mailson Furtado conquistou o prêmio em duas delas: melhor livro de poesia e livro do ano.
À cidade traz um único poema de 60 páginas, dividido em quatro partes, e retrata elementos folclóricos, geográficos e metafísicos da região onde vive o autor. Com essa obra, Furtado buscou explorar os territórios do sertão norte do Ceará, instigando o leitor a pesquisar e a conhecer mais sobre esse ambiente.
Mailson Furtado, além de escritor, também é ator, dramaturgo e produtor cultural, e fundou, em 2006, a companhia teatral Criando Arte. O poeta é autor de quatro livros, e em todos os seus trabalhos literários faz questão de participar dos processos de diagramação, edição e ilustração.
Nesta terça-feira, 27, o poeta Mailson Furtado falou sobre a obra em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.
Demais obras e autores agraciados neste ano podem ser consultados no site do Prêmio Jabuti.