Espaço do Conhecimento promove sessões de jogos de tabuleiro na língua de sinais
Atividades sobre a diversidade cultural no mundo e a origem do planeta são os outros destaques da programação do fim de semana
Aos sábados, o Espaço do Conhecimento UFMG estimula a prática de jogos de tabuleiro de diferentes tradições, despertando a curiosidade de crianças, jovens e adultos. Neste mês, a atividade Jogos do Conhecimento será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando-se mais plural e inclusiva.
As sessões em Libras serão abertas amanhã, dia 2, e prosseguem nos dois sábados seguintes (9 e 16 de dezembro), com a presença dos intérpretes Rafael Ribeiro e Lucas Rodrigues. Eles foram selecionados em chamada de propostas de oficinas, lançada com o objetivo de buscar alternativas de acessibilidade na comunidade externa.
O Sábado com Libras: Jogos do Conhecimento será realizado das 16h às 20h. Trata-se de parceria com o grupo de estudos UFMGames para promover a inclusão de surdos na atividade. A participação está condicionada à lotação do espaço, que comporta 25 pessoas. A classificação etária é de 10 anos. Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail libras.conhecimento@gmail.com.
Passeios
Ainda no dia 2, às 16h, no passeio O mundo e suas culturas, realizado na exposição Demasiado Humano, crianças de 4 a 10 anos conhecerão a diversidade do planeta por meio de reflexões feitas com base na relação do ser humano com a fauna e a flora e no pensamento geográfico, linguístico e das crenças. A participação é gratuita, mas é necessário retirar senha na recepção do museu.
No domingo, dia 3, às 15h, os quatro bilhões de anos de existência do planeta Terra e suas inúmeras transformações serão focalizados na atividade O planeta e seus habitantes, organizada em um percurso elaborado para crianças de 4 a 10 anos. A duração é de uma hora.
O museu fica na Praça da Liberdade, 700. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8352, pelo site do Espaço ou pelo e-mail espacoufmg.comunicacao@gmail.com.