Acontece
Sisu
Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que a UFMG é a instituição mais procurada do país na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017, tendo recebido 171.825 inscrições para as 6.279 vagas oferecidas nos cursos de graduação neste ano.
O curso mais concorrido foi Medicina, na modalidade de reserva de vagas pela Lei de Cotas, seguido de Direito (noturno), também pela reserva de vagas, e Medicina, na modalidade ampla concorrência. Depois da UFMG, as cinco instituições com mais inscrições são as federais de Pernambuco, Ceará, Goiás e Bahia.
Direito e inclusão
A Universidade de Kent e a UFMG realizaram, na última semana, seminário em Canterbury (Reino Unido), relacionado a projeto de pesquisa colaborativa financiado pela British Academy of Humanities e Social Sciences, no âmbito do Programa de Mobilidade e Parcerias Internacionais.
Até outubro de 2018, o projeto Direito e Práticas de Inclusão Social e Econômica na América Latina e União Europeia se dedica à investigação de técnicas e instrumentos normativos para implementação de políticas de inclusão social e econômica nos ambientes global e doméstico. Os pesquisadores promovem eventos, elaboram cursos e módulos educacionais sobre o tema e trabalham para consolidar estrutura internacional de pesquisa e mobilidade acadêmicas nesse segmento.
Utopias
A Revista da Universidade Federal de Minas Gerais está reunindo propostas de contribuições para sua próxima edição (volume 24, janeiro-dezembro de 2017), que terá Utopias como tema central. Artigos, resenhas, textos literários e imagens podem ser enviados até 10 de abril.
De acordo com a professora Heloisa Moura Costa, do IGC, editora executiva da publicação, a ideia é lembrar os 500 anos de Utopia, obra-prima de Thomas More, e abrir espaço para divulgação de reflexões, sob diversos ângulos, que se têm multiplicado sobre a temática.
Os artigos devem ser adequados às normas para publicação disponíveis no site da Revista e enviados à Comissão Editorial, por meio eletrônico (revistadaufmg@ufmg.br) ou por correio, aos cuidados de Lucília Niffinegger. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7231.
90 anos
Em comemoração ao aniversário de 90 anos da Universidade, o Espaço do Conhecimento vai ocupar o planetário e sua fachada digital com projeções referentes ao tema UFMG 90 anos: A pesquisa científica e cultural. A chamada está aberta até 30 de março, e as propostas poderão ser apresentadas por professores, alunos e servidores técnico-administrativos que queiram exibir resultados de produções acadêmicas nas mais diversas áreas do conhecimento.
As propostas devem se apropriar do meio audiovisual para divulgar a produção científica e cultural da UFMG em linguagem acessível ao público leigo. São elegíveis vídeos, animações, motion design, conjuntos de imagens estáticas (como ensaios fotográficos ou ilustrações), conteúdos sonoros, documentários e filmes de ficção, entre outras produções. Os projetos devem atender aos critérios estabelecidos no Regimento Interno do Conselho do Planetário e da Fachada Digital, disponível no link http://bit.ly/2kd5hD7.
A inscrição é aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos, e a submissão de projetos desenvolvidos em grupo deve ser feita por um de seus integrantes por meio de formulário eletrônico: http://bit.ly/2lfkTHp.
Em comemoração ao aniversário de 90 anos da Universidade, o Espaço do Conhecimento vai ocupar o planetário e sua fachada digital com projeções referentes ao tema UFMG 90 anos: A pesquisa científica e cultural. A chamada está aberta até 30 de março, e as propostas poderão ser apresentadas por professores, alunos e servidores técnico-administrativos que queiram exibir resultados de produções acadêmicas nas mais diversas áreas do conhecimento.
As propostas devem se apropriar do meio audiovisual para divulgar a produção científica e cultural da UFMG em linguagem acessível ao público leigo. São elegíveis vídeos, animações, motion design, conjuntos de imagens estáticas (como ensaios fotográficos ou ilustrações), conteúdos sonoros, documentários e filmes de ficção, entre outras produções. Os projetos devem atender aos critérios estabelecidos no Regimento Interno do Conselho do Planetário e da Fachada Digital, disponível no link http://bit.ly/2kd5hD7.
A inscrição é aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos, e a submissão de projetos desenvolvidos em grupo deve ser feita por um de seus integrantes por meio de formulário eletrônico: http://bit.ly/2lfkTHp.
Sbpc na UFMG
A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha, recebe até 27 de março propostas de trabalhos. Os resumos aprovados serão incluídos na programação da Sessão de Pôsteres, destinada à apresentação de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e relatos de casos ou experiências.
Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes de ensino superior e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento devem inscrever seus trabalhos no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/. As inscrições de participação na 69ª Reunião podem ser feitas até 10 de julho.
Para a SBPC Jovem 2017, evento destinado a estudantes do ensino básico, a submissão de propostas de instituições para apresentação de pesquisas deve ser feita até 3 de março. O evento ocorre simultaneamente à 69ª Reunião Anual. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail sbpcjovem@ufmg.br.
Aaliação docente
Até 8 de março, alunos de graduação da UFMG podem acessar o novo questionário de avaliação de desempenho didático de docentes. Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em resolução de junho passado, o documento está disponível na página do estudante, no Portal Minha UFMG.
De acordo com a professora Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, diretora-adjunta de Avaliação Institucional, “o questionário ficou mais enxuto, de forma a facilitar as respostas”. Segundo ela, os resultados serão sistematizados nos relatórios anuais dos docentes, pois “assim, os departamentos passam a contar com um canal institucional de escuta dos alunos e alunas por ocasião da avaliação anual do professor”.
O questionário contém perguntas sobre itens como cumprimento do plano de ensino, assiduidade, domínio do conteúdo e relacionamento com alunos. Marisa Duarte explica que o preenchimento do questionário é facultativo, mas os resultados só serão considerados se mais de 50% dos matriculados responderem às perguntas.