Acontece
Brasil-França
A UFMG e a Embaixada da França no Brasil abriram chamada para a quarta edição do Programa de Cátedras Franco-brasileiras. A iniciativa vai possibilitar a vinda de professores ou pesquisadores franceses que serão responsáveis por promover atividades acadêmicas na Universidade, durante período de 45 dias a quatro meses, entre agosto e dezembro deste ano.
Os interessados deverão submeter projeto elaborado por dois grupos de pesquisa ou dois professores, um francês e outro da UFMG, redigido em francês, português ou inglês. Os projetos devem ser enviados, até 31 de maio, para os e-mails gab@dri.ufmg.br e sec.scac@gmail.com. Terão prioridade docentes das áreas de Ciências Humanas e Sociais, Letras, Artes e Música, Ciências Naturais e Biológicas, Ciências Exatas e Engenharias. Mais informações podem ser obtidas na chamada do programa: http://bit.ly/2oUfL0l.
Relações públicas
A UFMG vai sediar, de 17 a 19 de maio, o 11º Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Realizado pela primeira vez em Belo Horizonte, o evento, que terá como tema Comunicação e poder organizacional: enfrentamentos discursivos, políticos e estratégicos, pretende estimular reflexão sobre a atuação das organizações no cenário político e social do país.
O congresso vai reunir nomes como Lee Edwards, da Universidade de Leeds (Reino Unido), Øyvind Ihlen, da Universidade de Oslo (Noruega), e Heloiza Matos, da USP. Os pesquisadores da UFMG com participação confirmada são Alexandre Pádua Carrieri, Ângela Marques, Fábia Lima, Márcio Simeone e Ricardo Fabrino. A programação inclui conferências, painéis temáticos, apresentação de trabalhos premiados, oficinas para alunos de graduação, fórum de professores e um curso pré-congresso.
Os estudantes da UFMG terão desconto na inscrição, que deve ser feita até 8 de maio, no site
Sarandeiros no méxico
O grupo Sarandeiros, companhia de danças folclóricas brasileiras da UFMG, vai participar, de 20 a 30 de abril, da quinta edição do Festival Internacional Colores del Mundo, no México. O evento vai reunir outras dez companhias de países como Argentina, Colômbia, Equador, México e República Checa.
O Sarandeiros vai percorrer oito cidades do estado de Jalisco, começando pela capital, Guadalajara, para dez apresentações do espetáculo Dança, Brasil!, concebido com elementos de manifestações culturais de várias regiões do país, como carimbó, boi-bumbá e moçambique. Participarão da turnê 22 dançarinos e cinco músicos.
Esta é a 16ª participação do Sarandeiros em festivais internacionais. Fundado em 1980, o grupo é formado por mais de 50 dançarinos e exibe em seu currículo mais de 800 apresentações em diversos países. A agenda de espetáculos, audições e outras informações sobre a companhia podem ser encontradas em www.sarandeiros.com.br/.
Psicologia e sexualidade
Pesquisadores, estudantes e profissionais da psicologia vão se reunir no campus Pampulha, de 7 a 9 de junho, para o 1º Colóquio de psicologia, gênero e sexualidades: sujeitos, políticas e modos de vida. O objetivo é sistematizar as principais ações na área destinadas à população LGBT e reforçar a articulação das redes sobre o tema.
O evento é promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da UFMG e pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp).
As inscrições são gratuitas. Outras informações podem ser obtidas na página http://bit.ly/2ovF4Vx ou solicitadas pelo telefone (31) 3409-6287.
Colóquios sobre intermedialidade
A Faculdade de Letras e o CAD 2 recebem, de 9 a 13 de maio, o colóquio internacional Escrita, som, imagem, que integra as comemorações dos 90 anos da UFMG. Os trabalhos que serão apresentados no evento vão tratar de música, artes visuais, cinema, teatro, arquitetura e, sobretudo, literatura, sempre sob a perspectiva da intermidialidade.
Quatro pesquisadores estrangeiros fazem conferências magnas no evento: Irina Rajewsky, da Universidade Livre de Berlim,Walter Bernhart, da Universidade de Graz, na Áustria, Claus Clüver, da Universidade de Indiana, nos EUA, e Véronique Plesch, do Colby College, também nos EUA.
As inscrições para ouvintes custam R$ 50 e podem ser feitas até a véspera do evento. Mais informações podem ser obtidas no site http://bit.ly/2nZT9Xs.
Jornais em aplicativo
O PressReader, aplicativo que disponibiliza eletronicamente mais de cinco mil jornais e revistas de cerca de 60 países, poderá ser acessado gratuitamente pela comunidade da UFMG até 4 de maio. A pesquisa de títulos pode ser feita por país, categoria, idioma ou tipo de publicação, e a plataforma também possibilita a tradução dos conteúdos em 17 idiomas.
O serviço, disponível para teste, deve ser acessado por meio do site www.pressreader.com/oldbrowser, em computadores da UFMG ou em dispositivos móveis conectados ao
wi-fi da Universidade. Após o download, o aplicativo poderá ser utilizado em smartphone ou tablet por até sete dias, mesmo fora da UFMG. Transcorrido o período de testes, bibliotecas, departamentos ou pessoas físicas poderão assinar a plataforma. Mais informações sobre o aplicativo estão disponíveis no site http://bit.ly/2ppWUGB.